Justiça determina remoção de vídeos ofensivos contra prefeito Eduardo Siqueira Campos

O Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins determinou, nesta sexta-feira (23), a remoção imediata, integral e definitiva de vídeos considerados ofensivos à imagem do prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos. O conteúdo havia sido produzido e divulgado por Jefferson Agamenon. A decisão tem caráter urgente.

De acordo com o entendimento do Judiciário, os vídeos extrapolaram os limites do debate político e da liberdade de manifestação, ao imputar falsamente a prática de ilícitos graves ao chefe do Poder Executivo municipal e ao próprio sistema de Justiça. A decisão aponta que o conteúdo pode caracterizar crimes contra a honra, especialmente o de calúnia.

A defesa técnica do prefeito avaliou que a medida judicial restabelece a ordem jurídica e protege a dignidade da pessoa humana diante do uso indevido dos meios de comunicação. O advogado Leandro Manzano, que atua no caso, afirmou que o autor da ação reconhece e valoriza o trabalho da imprensa profissional e comprometida com a informação de interesse público, destacando que não há ações judiciais movidas contra veículos ou profissionais da comunicação.

Anúncio no meio do texto

Segundo a defesa, a decisão reforça a distinção entre o exercício do jornalismo e ataques pessoais.
“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão e propalação de mentiras”, afirmou o advogado.

Além da retirada do conteúdo, a Justiça estabeleceu multa diária de R$ 2.000 em caso de descumprimento da determinação.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais