Júlio Oliveira participa de audiência pública sobre Proteção do Clima e Ativos Ambientais

A Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal realizou na última semana, uma audiência pública, organizada pela subcomissão temporária, para discutir e analisar o Mercado de Ativos Ambientais Brasileiros. O evento, centrado no tema “Proteção do Clima e Ativos Ambientais”, faz parte do Plano de Trabalho da Subcomissão do Mercado de Ativos Ambientais (CMAAtivos). O debate abordou a eficácia das políticas atuais e a necessidade de aprimoramento legislativo para fomentar um mercado sustentável.

Marcelo Lélis, Secretário de Estado do Meio Ambiente do Tocantins, destacou a importância de uma regulamentação clara para assegurar que os ativos ambientais contribuam para a proteção do clima. Lélis destacou ainda o pioneirismo do Tocantins no acordo técnico e comercial com a Mercuria Energy Trading S/A, para o projeto de qualificação e certificação do Programa de REDD+ Jurisdicional do Estado. O Tocantins é o primeiro estado brasileiro a comercializar créditos de carbono no mercado voluntário. A Mercuria investirá cerca de R$ 20 milhões em serviços técnicos e mais R$ 10 a 20 milhões no registro desses créditos, permitindo ao Tocantins gerar recursos para a preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.

Anúncio no meio do texto

O deputado federal Júlio Oliveira considerou a iniciativa inovadora e ressaltou que ela só foi possível graças ao compromisso do Tocantins com a conservação do meio ambiente. Ele afirmou que o debate promovido pela Subcomissão do Mercado de Ativos Ambientais foi produtivo e essencial para o avanço das discussões sobre a proteção do clima por meio de mecanismos econômicos sustentáveis. Além do parlamentar, acompanharam a audiência pública o senador Eduardo Gomes e o secretário de Representação do Estado do Tocantins em Brasília, Carlos Manzini Júnior.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais