Júlio Oliveira apoia Moção de Repúdio contra intervenção governamental na importação de arroz

Membro da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara dos Deputados, o deputado federal Júlio Oliveira (Progressistas) votou a favor da aprovação de uma Moção de Repúdio às Medidas Provisórias 1117/2024, 1224/2024 e 1225/2024, editadas pelo Governo Federal. Essas MPs permitem a importação e venda direta de arroz pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em resposta aos eventos climáticos extremos no Estado do Rio Grande do Sul, que afetaram a colheita e o armazenamento de arroz.

Justificada pelo Executivo como uma resposta às chuvas que afetam a produção no Rio Grande do Sul, a Medida Provisória 1217/24 é vista pela Comissão como prejudicial ao setor arrozeiro local. Segundo o deputado federal Júlio Oliveira, a intervenção governamental na importação de arroz poderia trazer graves prejuízos aos produtores e à economia. “A importação de arroz, caso houvesse escassez, deveria ser realizada pelo setor privado, mediante a redução de tarifas de importação, sem a intervenção direta do governo”, argumentou o parlamentar.

A Moção de Repúdio também expressa preocupação com o uso político das medidas, alertando que tal prática poderia configurar uso eleitoral, criando distorções no mercado e desestabilizando ainda mais os produtores locais. Além da MP 1217/2024, a Comissão critica outras duas medidas: a MP 1224/2024, que autoriza a Conab a vender arroz beneficiado importado em mercados e estabelecimentos metropolitanos, e a MP 1225/2024, que destina R$ 6,7 bilhões para a compra de arroz importado.

Anúncio no meio do texto
Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais