Juiz toma posse no TRE-TO com foco na atuação pelo direito ao voto livre

Marcelo Augusto Ferrari Faccioni atuará no biênio 2024/2026.

Em uma sessão solene prestigiada por autoridades do Estado e do sistema de Justiça, tomou posse como membro da Corte na classe Juiz de Direito do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) o juiz Marcelo Augusto Ferrari Faccioni.  Na solenidade, que aconteceu nesta terça-feira, 22, após a 7ª Sessão Extraordinária da Justiça Eleitoral, o magistrado recém-empossado vestiu a camiseta de uniforme do TRE-TO como ato alusivo para reforçar o seu compromisso com a instituição. “Quando eu entro em um time, eu visto a camisa”, declarou.

A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Corte, desembargador João Rigo Guimarães, e prestigiada por servidores, familiares e amigos do empossado. “Sua presença vai engrandecer muito o trabalho desta Corte”, destacou o presidente.

Anúncio no meio do texto

Na magistratura do Tocantins desde dezembro de 1996, o juiz Marcelo Faccioni destacou seu compromisso com a Justiça. “Esse momento marca não apenas uma nova etapa em minha carreira, que já são mais de 27 anos de magistratura, mas também um compromisso renovado com a democracia e a Justiça Eleitoral em nosso estado”, declarou.

Compromisso

Na ocasião, o novo membro da Corte enfatizou o compromisso em garantir que todos os cidadãos do Tocantins possam votar livremente, além de ressaltar a segurança do processo eleitoral. 

“Reafirmo o compromisso inabalável com dois pilares essenciais: a garantia dos direitos fundamentais do cidadão, assegurando que cada tocantinense possa exercer plenamente seu direito de voto, livre de qualquer forma de coação ou influência indevida, e a segurança e integridade no nosso processo eleitoral, com ênfase especial na confiabilidade das urnas eletrônicas, tema sobre o qual eu tenho me dedicado, inclusive atualmente sendo presidente da Comissão da Auditoria da Votação Eletrônica”, pontuou.

Solenidade da Corte

Em nome da Corte, a ouvidora regional eleitoral, juíza Silvana Maria Parfieniuk, fez a saudação de boas vindas ao empossado e destacou sua trajetória profissional e contribuição com a Justiça no estado do Tocantins.

“Os conhecimentos que foram conquistados durante seu tempo junto à 29ª Zona Eleitoral da capital e também os que foram adquiridos nas diversas oportunidades em que atuou como magistrado e nos processos de auditorias das urnas eletrônicas, certamente contribuirão para que possamos evoluir juntos e prestá-los, cada vez mais, com uma Justiça de excelência. Temos a certeza de que guardará sempre os valores que devemos nos nortear por toda a vida, a ética, o direito, a dignidade, o amor e a dedicação”, declarou a juíza, em nome da Corte Eleitoral.

Membro titular

O juiz empossado nesta manhã vai compor a Corte como membro titular e atuará durante o biênio 2024/2026. Marcelo Faccioni foi eleito em sessão ordinária realizada no último dia 3, no Pleno do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO).

“Juntos continuaremos a construir um sistema eleitoral que seja um motivo de orgulho para todos os cidadãos e um exemplo para o Brasil. Que possamos, com nossa atuação conjunta, fortalecer os alicerces da democracia em nosso estado e contribuir para um Tocantins mais justo e próspero “, finalizou o magistrado.

Composição

Compuseram a mesa de honra os magistrados membros da Corte, presidente do TRE-TO, desembargador João Rigo Guimarães; vice-presidente e Corregedor Regional Eleitoral, desembargador Adolfo Amaro Mendes; ouvidora regional eleitoral, juíza Silvana Maria Parfieniuk; a desembargadora Ângela Issa Haonat, membro substituta da Corte e presidente da Comissão de Enfrentamento à Desinformação (Cede); juiz Wagmar Roberto Silva; juiz Antônio Paim Broglio; juiz Rodrigo de Meneses dos Santos; e o procurador regional eleitoral, Rodrigo Mark Freitas. Também o diretor-geral do TRE-TO e secretário da sessão, Jonas Demóstene Ramos.

Entre as autoridades que compuseram a mesa de honra, estavam o governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa; o procurador-geral de Justiça do Estado do Tocantins, Luciano Cesar Casaroti; o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Amélio Cayres; entre outros.

Leia mais:

TRE-TO dará posse a membro da classe de Juiz de Direito no próximo dia 22

Na magistratura tocantinense desde 1996, juiz Marcelo Faccioni será titular da Corte no biênio 2024/2026

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais