Jovem do Tocantins representa o Estado em competição nacional de educação profissional

O estudante Jackson Aguiar Marinho, do Centro de Ensino Médio (CEM) Castelo Branco, em Araguaína, vai representar o Tocantins na etapa nacional do WorldSkills 2025, que acontece de 1º a 5 de setembro em São Paulo. A competição é considerada a maior do mundo na área de educação profissional e reúne jovens de 18 a 24 anos em disputas técnicas e práticas.

Os vencedores da fase nacional garantem vaga na etapa internacional, prevista para ocorrer em Xangai, na China, em 2026.

Expectativa e preparação

Anúncio no meio do texto

Jackson venceu as etapas on-line e agora disputa presencialmente com estudantes de todo o Brasil.

“O treinamento foi muito complicado, pois a gente estuda em tempo integral, mas é uma experiência que vale bastante a pena e que eu recomendo muito pra quem tem interesse em participar. É uma jornada que vai abrir muitas portas e trazer bons resultados. Espero trazer uma medalha de ouro para o Tocantins e ir para Xangai representar o Brasil”, afirmou o estudante.

A diretora do CEM Castelo Branco, Keliange Mamede, destacou a importância da conquista para a escola.
“A nossa escola é referência de educação profissional no estado do Tocantins. Estamos muito felizes pela conquista do Jackson e com grandes expectativas. É uma alegria vivenciar um momento como esse, participar da maior competição de educação profissional do mundo”, disse.

Formação técnica

O aluno faz parte do Programa de Ensino Médio Técnico, desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), responsável pela organização da competição no Brasil.

Outros estudantes do CEM Castelo Branco que participaram da etapa regional também estão em São Paulo para uma imersão no Senai de Sertãozinho, experiência voltada ao aprendizado e vivência prática.

Sobre a competição

O WorldSkills é realizado a cada dois anos e reúne jovens de diferentes países para demonstrar habilidades em ocupações técnicas e práticas. No Brasil, o evento é organizado pelo Senai, que seleciona e prepara os representantes nacionais para a disputa global.

Informações: Gabriela Rossi/Governo do Tocantins

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais