José Carlos Leitão é mais um dos que lutaram pela criação do Tocantins que parte

O jornalista, publicitário e empresário José Carlos Leitão faleceu no domingo, 12 de outubro de 2025, aos 76 anos, em Brasília (DF). Ele lutava contra um câncer de próstata, que evoluiu e atingiu outros órgãos, levando ao falecimento no início da tarde.

Natural de Novo Acordo, então distrito de Porto Nacional, José Carlos Leitão foi um dos mais atuantes defensores da autonomia da região norte de Goiás e teve papel de destaque na luta pela criação do Estado do Tocantins.

Como presidente da Comissão de Estudos dos Problemas do Norte Goiano (Conorte), na década de 1980, participou de movimentos e articulações políticas que antecederam a aprovação da nova unidade federativa. Além de sua atuação na luta pela independência de Goiás, também construiu carreira reconhecida na publicidade e no empresariado em Brasília, sendo eleito Publicitário do Ano por dois anos consecutivos em premiações nacionais.

Anúncio no meio do texto

Leitão é autor do livro “Tocantins, eu também criei”, obra em que relata o processo histórico de formação do estado e homenageia os personagens que participaram do movimento emancipacionista. No livro, ele reconstrói o papel de entidades como a Cenog (Casa dos Estudantes do Norte Goiano), nos anos 1960, e a própria Conorte (anos 1980), que presidiu e consolidou como uma das principais trincheiras da luta pela criação do Tocantins.

Peça feita pela Conorte – Foto: Divulgação

Depoimento de Sandra Miranda

A jornalista e advogada Sandra Miranda, fundadora do Jornal Primeira Página há 40 anos em Araguaína, então norte de Goiás, e integrante de duas diretorias da Conorte, a convite de José Carlos Leitão, e do Comitê Central para a Criação do Estado do Tocantins, em 1987, presidido por Darci Martins Coelho, lamentou profundamente a morte de José Carlos Leitão e destacou sua importância histórica e pessoal.

“Recebi com o mais profundo pesar, a mais profunda tristeza e também tomada de muita emoção a notícia do falecimento de José Carlos Leitão. O meu pesar pode ser traduzido nas minhas lágrimas que quase não cessavam, porque José Carlos Leitão foi uma pessoa muito importante para o Tocantins e para mim”

Sandra relembrou a convivência com José Carlos Leitão, durante os trabalhos da Conorte em Brasília e em Goiânia na década de 1980, e defendeu a criação de um espaço institucional em Palmas. A intenção é reunir e preservar a memória dos personagens, que juntamente com Siqueira Campos, o principal articulador da criação do estado do Tocantins, também participaram da luta pela independência de Goiás, no movimento que pode ser considerado centenário.

“Infelizmente, muitos dos que participaram dessa luta não tiveram o devido reconhecimento. Há pouco tempo, perdemos o ex-deputado estadual do então norte de Goiás, Totó Cavalcante, outro nome incansável na luta separatista. É necessário um movimento para resgatar e preservar a memória dessas pessoas tão importantes para o Tocantins. Muitas ainda estão vivas, mas já em idade avançada, e grande parte já partiram. Defendo que seja criado na capital o Instituto Memórias do Tocantins, para reunir e registrar os nomes de todos os personagens que fizeram parte dessa história ao longo de anos e anos, e abrigar acervos de imagens, fotografias e reportagens sobre a luta pela emancipação”, afirmou Sandra Miranda.

Homenagens oficiais

O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, publicou nota de pesar em suas redes sociais, na qual reconheceu a importância de José Carlos Leitão para a história do Tocantins. Na mensagem, Eduardo destacou que o publicitário foi “essencial na luta pela criação do Estado do Tocantins” e lembrou sua atuação à frente da Conorte, organização que teve papel decisivo na mobilização social pela emancipação política do norte goiano.

Além do prefeito de Palmas, o governador em exercício, Laurez Moreira, e o governador afastado, Wanderlei Barbosa, também divulgaram notas de pesar no último domingo (12). Ambos destacaram o papel histórico de José Carlos Leitão na luta pela criação do Tocantins e sua atuação na Conorte, ressaltando o legado deixado por ele ao povo tocantinense.

A seguir, a íntegra das notas.

Nota do Prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos

“Recebo com profundo pesar a notícia do falecimento de José Carlos Leitão, publicitário, jornalista e empresário que teve papel essencial na luta pela criação do Estado do Tocantins.

Natural de Novo Acordo, José Carlos foi uma das vozes mais firmes na defesa do nosso ideal de emancipação. À frente da Conorte e de sua agência sediada em Brasília, esteve presente em momentos decisivos da nossa história.

Despeço-me de um companheiro de jornada, cuja memória permanecerá viva em cada conquista desta terra que ele tanto amou.”

Eduardo Siqueira Campos
Prefeito de Palmas


Nota do Governador em exercício, Laurez Moreira

“Recebo com profunda tristeza a notícia do falecimento do empresário e jornalista José Carlos Moura Leitão, ocorrido neste domingo, 12, em Brasília/DF, aos 76 anos.

Natural de Novo Acordo, José Carlos foi uma das importantes lideranças históricas na luta pela criação do estado do Tocantins. Destacou-se também por sua atuação na Comissão de Estudos do Norte Goiano (Conorte), sediada em Goiânia/GO, da qual foi presidente por duas vezes.

Neste momento de dor, expresso minhas mais sinceras condolências aos familiares, amigos e aos que tiveram o privilégio de conviver ao lado deste grande profissional, que deixa um legado inestimável para a história do nosso estado. Que todos encontrem conforto e serenidade para enfrentar essa perda irreparável.”

Laurez Moreira
Governador do Estado do Tocantins


Nota do Governador afastado, Wanderlei Barbosa

“Na tarde deste domingo recebi a triste notícia do falecimento do jornalista e empresário José Carlos Leitão, filho de Novo Acordo e uma das principais vozes pela criação do Estado do Tocantins, tendo sido presidente da Comissão de Estudo dos Problemas do Norte Goiano (Cenog), na década de 1980.

Neste momento de dor e luto, as minhas orações estão com a família e os amigos, pedindo a Deus que os ampare neste momento de dor irreparável.”

Wanderlei Barbosa
Governador do Tocantins

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais