Jornal Primeira Página completa 40 anos de circulação nesta segunda-feira, 10 de novembro

O Jornal Primeira Página completa 40 anos de circulação ininterrupta neste dia 10 de novembro de 2025, consolidando-se como o veículo de comunicação mais longevo do Tocantins e uma das vozes mais ativas na construção da identidade política, social e cultural do Estado.

Fundado em 10 de novembro de 1985, na cidade de Araguaína, ainda região Norte de Goiás, o jornal nasceu das mãos e da visão da jornalista e advogada Sandra Miranda, sob o nome O Regional.

O propósito inicial era ousado: dar visibilidade aos fatos e personagens do Norte goiano — uma região historicamente esquecida pela administração central do Estado de Goiás – e contribuir de maneira efetiva com a defesa da emancipação política da região.

Anúncio no meio do texto
Capa da primeira edição de 10 de novembro de 1985 – Foto: Arquivo/Jornal Primeira Página

Com a criação do Estado do Tocantins, em 1988, o jornal acompanhou o movimento histórico, foi para Miracema, a capital provisória, e no início da década de 1990, transferiu sua sede para Palmas, adotando o nome Primeira Página.

O novo nome refletia a vocação do veículo de estar sempre à frente dos grandes acontecimentos, e de ser a primeira referência em informação e análise sobre o Tocantins nascente.

Ao longo de quatro décadas, o Primeira Página testemunhou e registrou as principais transformações políticas, econômicas e sociais do Tocantins – sempre com o compromisso de contar as histórias do povo tocantinense, suas dores, conquistas e esperanças.

Para Sandra Miranda, fundadora e alma do jornal, a trajetória do Primeira Página se confunde com a própria história do Estado.

“Foram anos de entrega total, de noites insones, de matérias reescritas até o limite da exaustão para garantir que o leitor recebesse informação checada, apurada e verdadeira. Foram tempos difíceis, mas de uma realização imensa. Se eu tivesse que recomeçar, faria tudo de novo – porque, embora hoje eu seja também advogada, é o jornalismo que ainda me faz respirar”, afirmou Sandra Miranda.

Desde a luta pela emancipação política, de cujos movimentos Sandra fez parte, até as transformações recentes do Estado, o jornal manteve seu compromisso com a verdade e com o interesse público, reconhecendo avanços, denunciando irregularidades e celebrando conquistas.

Em tempos de mudanças aceleradas e de desafios para a imprensa regional, o Primeira Página segue fiel à sua essência: um veículo plural, ético e comprometido com o Tocantins e com sua gente.

Caderno de classificados do Jornal Primeira Página – Foto: Arquivo/Jornal Primeira Página

Legado

A história que começou com Sandra ganha continuidade nas mãos de Renata Miranda, sua filha, também advogada, que cresceu dentro da redação e, hoje, responde pela administração do veículo.

“Cresci ouvindo minha mãe discutir os temas mais importantes para o Tocantins. O jornal era a nossa casa, e a redação, meu quintal. Mesmo tendo seguido o caminho do Direito, percebi que minha missão com o Jornal Primeira Página é maior que uma profissão – é um compromisso com a verdade e com o Tocantins. Por isso, decidi assumir de vez a gestão do jornal”, destacou Renata Miranda.

O legado do veículo é inegável: o jornal foi, e continua sendo, uma referência formadora de opinião e cidadania, contribuindo decisivamente para o amadurecimento político e social do Estado mais jovem da Federação.

Capa da edição impressa e digital de novembro de 2025 – Foto: Arquivo/Jornal Primeira Página

Novidades

Para marcar as quatro décadas de história, o jornal prepara uma série de ações comemorativas ao longo de 2026, incluindo exposições, edições especiais, debates e o lançamento de um novo projeto gráfico e editorial, que simboliza o início de uma nova fase – moderna, digital e integrada, sem abrir mão da independência e credibilidade que sustentam sua trajetória.

Para celebrar os 40 anos de fundação, o Primeira Página prepara uma série de ações ao longo de 2026, com eventos, edições especiais e debates que vão revisitar sua trajetória – e a do Tocantins – e projetar o futuro.

A comemoração simbolizará a renovação do jornal, sem abrir mão daquilo que o tornou referência: independência, credibilidade e respeito ao leitor.

“A Renata está à frente de toda a gestão do Primeira Página, com exceção da redação, uma vez que não abro mão de jornalismo ser feito por jornalista. E ela preparou um projeto muito bom para ser executado a partir do início do próximo ano, que relembra toda a trajetória e relevância do jornal, mas também o reposiciona no mercado, levando em consideração as mudanças tecnológicas e as novas formas de se comunicar com o leitor. Vem muita coisa boa por aí”, anuncia Sandra Miranda.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais