“Vou fazer o que for preciso para que o palmense tenha saúde e qualidade de vida. Nós vamos apoiar a construção do hospital universitário e vamos construir uma unidade hospitalar municipal na região sul,” garantiu Janad Valcari (PL) em visita na quarta-feira, 12, ao reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Luís Eduardo Bovolato, e aos pró-reitores, onde debateram as potencialidades da academia na integração e desenvolvimento de Palmas.
Durante o encontro, Janad assegurou que, caso eleita, honrará os compromissos acordados pela prefeitura para a construção do hospital universitário, um projeto prioritário para a UFT, idealizado entre 2013 e 2014 e recentemente avançado com a assinatura de um protocolo de intenções. Janad reforçou a necessidade de melhorar a saúde primária, que é responsabilidade do município. “Tudo isso será realidade com o apoio dos parceiros. Vamos atrás dos deputados e senadores para colaborarem com a expansão e crescimento de Palmas,” disse ela.
A reunião, que também contou com a presença do vice-reitor Marcelo Leineker, destacou a importância da colaboração entre a universidade e a administração municipal. Foram discutidas propostas para a transformação de Palmas em uma cidade digital, colaborações para fortalecimento das políticas públicas de inclusão social, assistência estudantil e incentivo à cultura e inovação tecnológica. A pré-candidata enfatizou a importância de incorporar a participação da universidade nas ações da prefeitura. “Quero ouvir a universidade e trazê-la para o debate sobre a cidade, pensando a cidade como um todo, para garantir o desenvolvimento de Palmas”, explicou.
Outro tema discutido foi a gratuidade integral do transporte coletivo para estudantes, uma proposta defendida por Janad para garantir a permanência estudantil e evitar que a educação seja abandonada pela vulnerabilidade social. A integração e uso da tecnologia para melhorar os serviços públicos e o apoio ao ingresso de pessoas com deficiência (PCD’s) também foram destacados. Além disso, a incompatibilidade dos horários das linhas de ônibus com as aulas noturnas na UFT, que terminam às 22h30, foi um ponto levantado pela academia. Atualmente, o último ônibus parte às 22h, o que prejudica os estudantes e colabora para o abandono da formação acadêmica.
O reitor Bovolato expressou que a visita de Janad honrava o corpo diretivo da universidade e destacou o pouco aproveitamento das estruturas da instituição pública. “A gente tem colaborado em vários projetos, mas há um potencial muito grande e isso pode ser expandido. Estamos à disposição de todos para colaborar com o plano de governo,” afirmou.
Estiveram reunidos e colaboraram com a reunião: a Pró-Reitora de Extensão, Dra. Maria Santana Ferreira dos Santos; o Pró-Reitor de Assuntos Estudantil, Dr. Kherley Caxias; a Pró-reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Dr. Michele Trombini; o Pró-reitor de Tecnologia da Informação, Dr. Ary Henrique Morais de Oliveira; o Diretor da Rádio UFT, Junior Duarte; o Diretor de Cultura da UFT, Bruno Barreto; e o Chefe de Gabinete do Reitor, Prof. Emerson Denicoli.