Janad solicita programa de estímulo ao descarte adequado de resíduos sólidos

A deputada estadual Professora Janad Valcari (PL), apresentou nesta terça-feira, 6, na Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto), um requerimento ao Governo do Estado, solicitando a implementação de um programa de estímulo ao descarte adequado dos resíduos sólidos. O objetivo é mitigar os impactos ambientais e promover a saúde pública em todo o estado.

A proposta da deputada é embasada na constatação de que o descarte inadequado de resíduos sólidos é um dos principais fatores de poluição do solo, da água e do ar. Segundo Valcari, um programa eficaz de gestão de resíduos sólidos poderá minimizar esses impactos, preservando assim a qualidade dos recursos naturais do Tocantins.

“O Tocantins, com sua rica biodiversidade e áreas de Cerrado, necessita de medidas urgentes para proteger seus habitats naturais e as espécies ameaçadas de extinção. O manejo adequado dos resíduos sólidos é essencial para essa proteção”, disse Janad.

Anúncio no meio do texto

A parlamentar acrescenta ainda que, além do impacto ambiental, o acúmulo de resíduos em locais inadequados pode se tornar foco de doenças como dengue, zika e chikungunya, transmitidas por mosquitos e que a correta gestão dos resíduos contribuirá para a redução desses riscos à saúde pública.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais