Iolanda Castro pede em ofício que seja criado uma campanha de conscientização sobre a febre maculosa

Em ofício apresentado pela Vereadora Professora Iolanda Castro, solicitando da Secretaria Municipal de Saúde de Meio Ambiente de Palmas, para que seja criado uma campanha de conscientização sobre a febre maculosa, doença infecciosa causada por uma bactéria transmitida através da picada do carrapato-estrela.

“O Parque Cesamar por se tratar de um local de lazer e de práticas esportivas, peço encarecidamente que vossa Excelência determine os procedimentos como necessários”

Relatos de visitantes e praticantes de atividades esportivas que frequentam o Parque Cesamar, relatam que já viram diversos carrapatos no local, a ação se faz necessária devido a grande quantidade de capivara que vivem no parque, já que são hospedeiras naturais do carrapato.

Anúncio no meio do texto

Febre Maculosa

A febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável. Ela pode variar desde as formas clínicas leves e atípicas até formas graves, com elevada taxa de letalidade. A febre maculosa é causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato. No Brasil duas espécies de riquétsias estão associadas a quadros clínicos da Febre Maculosa. Os principais vetores são os carrapatos do gênero Amblyomma, tais como A. sculptum (= A. cajennense) conhecido como carrapato estrela.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais