Inovações Tecnológicas da Educação estadual serão apresentadas na Fecit 2023

Com o objetivo de mostrar as ações inovadoras e os avanços tecnológicos da rede estadual de ensino, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) estará presente na Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia (Fecit), que ocorrerá entre os dias 13 e 16 de novembro, no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, em Palmas. O público-alvo é, principalmente, estudantes das instituições de educação escolar, públicas ou privadas, dos diversos níveis e modalidades de ensino do estado do Tocantins. 

Entre as ações da Pasta, destaca-se a implantação de laboratórios de química, física e biologia, que permitem a realização de experimentos práticos nestas áreas. Na exposição, os visitantes terão a oportunidade para explorar a utilização dos aparelhos Chromebooks, uma implementação no ambiente escolar, na inovação pedagógica, na promoção da inclusão digital e no enriquecimento das ferramentas, que proporcionarão oportunidades de aprendizado para os estudantes.

Os estudantes terão ainda a oportunidade de exploração do potencial educacional da Realidade Virtual e Aumentada, apresentando a integração dessas tecnologias ao currículo educacional. Serão exibidos aplicativos educacionais que demonstram a aplicabilidade dessas tecnologias, proporcionando imersão e interação inovadoras.

Os Games e Robótica, uma atividade envolvente, vai oferecer aos participantes a oportunidade de desafiarem outros visitantes em partidas do clássico jogo Pong. Além de entretenimento, essa atividade proporciona uma visão prática sobre Internet das Coisas (IoT) e microprocessadores, remetendo aos primórdios dos jogos digitais.

A Seduc também irá levar à Fecit a Camiseta de Realidade Aumentada (Espaço Instagramável), um projeto imersivo que utiliza a realidade aumentada para fornecer uma experiência educacional sobre o corpo humano. Com projeções em 3D e vídeos 360º, os visitantes poderão explorar os sistemas circulatório, respiratório e digestivo de forma altamente envolvente.

Parceria

Com parceria entre a Seduc e a Receita Federal, representada no Tocantins pelo delegado Ricardo Wagner Magalhães Gomes, vários smartphones vão permitir aos estudantes explorar experiências imersivas 3D utilizando aplicativos de realidade aumentada para o ensino de ciências, enriquecendo ainda mais seu aprendizado.

Ricardo Wagner Magalhães Gomes informa que os produtos fornecidos irão beneficiar a sociedade. “Os instrumentos repassados à Educação são provenientes de apreensões, e devem ser utilizados como recursos educacionais digitais por meio do uso tecnológico ressignificado”, afirmou o delegado.

Com a participação da Seduc no evento, os objetivos a serem alcançados são de mobilizar a população em torno do empreendedorismo, inovação, ciência e tecnologia. A finalidade é de identificar talentos, valorizar a criatividade na elaboração e execução dos projetos; propiciar o debate sobre as estratégias e mudanças necessárias para a popularização da ciência e despertar nos discentes e docentes o gosto e o interesse pela pesquisa científica.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais