Inmetro atualiza etiqueta de eficiência energética de refrigeradores a partir de 2026

Desde o início deste ano, estão em vigor as novas regras para a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) dos refrigeradores comercializados no Brasil. As mudanças, previstas em portarias do Inmetro, tornam a classificação mais rigorosa e reforçam a orientação para que o consumidor observe o consumo mensal de energia em kWh na hora da compra.

As alterações fazem parte do aperfeiçoamento do Programa Brasileiro de Etiquetagem e buscam facilitar a comparação entre produtos, estimular a inovação tecnológica e promover o uso mais eficiente de energia. No Tocantins, as informações são divulgadas pela Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia (AEM), órgão delegado do Inmetro.

Critérios mais rígidos

Anúncio no meio do texto

A principal mudança é o fim das subclasses A+, A++ e A+++. A nova etiqueta passa a adotar apenas três classes de eficiência (A, B e C), alinhadas aos padrões definidos pelo Comitê Gestor de Indicadores e Níveis de Eficiência Energética (CGIEE). Produtos enquadrados nas antigas classes D, E e F foram retirados do mercado.

“Com a publicação, ficam mais rigorosos os índices para a classificação da Eficiência Energética dos refrigeradores. Além disso, será adota a versão mais recente da Norma Técnica IEC 62552, utilizada para os ensaios de classificação (IEC 62552-2:2020) e para os ensaios de determinação do consumo de energia (IEC 62552-3:2020), o que reflete o alinhamento da regulamentação brasileira aos padrões internacionais”, informa o diretor de Avaliação da Conformidade do Inmetro, João Nery.

Atenção à etiqueta

O presidente da AEM, Denner Martins, reforça a importância da leitura atenta das informações.

“É importante sempre que o consumidor esteja atento às etiquetas dos produtos, lendo com atenção para compreender especialmente o consumo energético”, destaca o gestor.

Produtos fabricados até 31 de dezembro de 2025 ainda poderão ser vendidos com a etiqueta antiga, com prazo de comercialização até o fim de 2026.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais