Incêndios em Taquaruçu e no assentamento São João mobilizam brigadistas de Palmas
A Defesa Civil de Palmas registrou 21 ocorrências de incêndio ao longo desta semana, com destaque para dois focos de grandes proporções combatidos na quarta-feira (23), em Taquaruçu e no Aterro Sanitário do assentamento São João. As equipes enfrentaram dificuldades no controle das chamas devido ao vento, baixa visibilidade e áreas de difícil acesso.
Em Taquaruçu, o fogo teve início às margens da rodovia e se alastrou rapidamente até encontrar outro foco já existente na região da serra. O incêndio atingiu os dois lados da pista e exigiu a interrupção das atividades ao anoitecer. As equipes retornaram ao local na manhã de quinta-feira (24) para monitoramento.
No Aterro Sanitário, brigadistas da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros atuaram para conter o fogo que começou na área do buraco – onde os resíduos são depositados para decomposição – e se espalhou para um ponto com entulho e madeira. Foi utilizada a técnica de contrafogo para proteger a vegetação ao redor. Focos ainda persistem nos resíduos sólidos, exigindo acompanhamento contínuo.
A Defesa Civil alerta para o alto risco à saúde humana causado por incêndios em áreas de descarte de lixo, devido à liberação de gases tóxicos e à possibilidade de explosões. Em resposta, a pasta se reuniu com a Secretaria de Infraestrutura para discutir estratégias de prevenção e segurança.
A Prefeitura de Palmas reforça que é crime ambiental colocar fogo em terrenos, especialmente em áreas próximas a vegetações e rodovias. Denúncias e emergências devem ser feitas pelo telefone 153.
Informações: Jéssica Sá/Secom Palmas