IFTO deixa de realizar vestibular para cursos de graduação
O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) anunciou que não realizará mais vestibular para ingresso nos cursos de graduação. A instituição informou que a seleção de novos alunos será feita exclusivamente pelas notas do Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins (Exato) ou por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
De acordo com o IFTO, as vagas disponíveis serão ofertadas pelo Acesso IFTO, processo seletivo que utiliza o desempenho obtido no Exato.
O exame foi criado para ampliar as oportunidades de ingresso no ensino superior no Tocantins. Com apenas uma prova, os estudantes podem disputar vagas em diferentes instituições, já que a nota também pode ser usada nos processos seletivos da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).
Inscrições abertas
As inscrições para o Exato 2026/1 estão abertas até 10 de setembro, com taxa de R$ 70, que pode ser paga até o dia 11 de setembro. A prova está marcada para 19 de outubro e o resultado final deve ser divulgado em 18 de novembro.