Idosos e pessoas com deficiência podem emitir a credencial de estacionamento on-line em Palmas

A Prefeitura de Palmas reforçou, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), as orientações para emissão da credencial de estacionamento destinada a pessoas com deficiência, com comprometimento de mobilidade ou idosos. O documento garante o direito de uso das vagas reservadas e pode ser solicitado de forma presencial nas unidades do Resolve Palmas ou on-line, pelo Portal do Cidadão.

Clique aqui para acessar o Portal do Cidadão.

Para a solicitação, é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência atualizado e laudo médico com a identificação e o CRM do profissional, descrição da condição e declaração expressa da limitação de mobilidade. Após o protocolo e análise, a credencial pode ser retirada pessoalmente ou acessada digitalmente.

Anúncio no meio do texto

Segundo a Semob, a credencial é pessoal e intransferível, devendo ser colocada de forma visível no painel do veículo e utilizada apenas quando o beneficiário estiver presente, seja como condutor ou passageiro. O uso indevido pode resultar em multa e apreensão do documento. A validade é nacional e varia conforme o tipo de deficiência — até um ano para casos temporários ou prazo indeterminado para condições permanentes.

A gerente de Recursos e Processamento de Infrações da Semob, Ariadyne Pires, explica que o processo é simples e busca garantir o direito à mobilidade.

“Com orientações claras e acessíveis, o processo se torna mais simples e próximo do cidadão, reafirmando o compromisso do poder público com um trânsito mais humano e igualitário”, afirmou.

Legislação e validade

De acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência e a Resolução nº 965/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a emissão das credenciais é de responsabilidade do órgão executivo de trânsito do município onde o beneficiário reside. Em Palmas, o processo é conduzido pela Semob, via Resolve Palmas.

A Lei Estadual nº 4.439/2024 também assegura o direito à credencial para pessoas com fibromialgia, desde que haja laudo médico comprovando o comprometimento da mobilidade.

No caso dos idosos, o benefício é garantido pelo Estatuto do Idoso e pela mesma resolução do Contran. Para obter o documento, é necessário ter 60 anos ou mais, sem exigência de laudo médico, apenas a comprovação da idade. A credencial tem validade de cinco anos e é reconhecida em todo o território nacional.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais