Hospital Regional de Araguaína realiza quarta captação de órgãos; Doador tinha 41 anos

A autorização de uma família, na cidade de Araguaína, proporcionou a nona captação de múltiplos órgãos do estado do Tocantins e a quarta captação no Hospital Regional de Araguaína (HRA), em 2023. A doação foi de um paciente de 41 anos, em um trabalho coordenado pelo HRA, com a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), a Central Estadual de Transplante do Tocantins (CETTO) e parceiros. Foram doados rins, fígado e pâncreas, enviados para Brasília/DF.

A enfermeira da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT/HRA), Luna Baum, ressaltou que o papel da equipe é viabilizar todo o processo e o diagnóstico e, principalmente, acolher os familiares.

“A doação de órgãos é um ato de nobreza e amor ao próximo, após o sim de uma família, toda uma estrutura é mobilizada para atender. Tivemos o apoio do município e de um avião da Força Aérea Brasileira, que transportou três profissionais que fizeram o procedimento no centro cirúrgico do Hospital Regional de Araguaína. Esta logística é primordial para atender os pacientes da fila nacional”, explicou. 

Anúncio no meio do texto

O diretor-geral do HRA, Claudivan de Abreu, enfatizou que é importante participar deste processo de doação de órgãos no país.

“Trabalhamos diuturnamente para conscientizar a população e os nossos próprios servidores sobre a importância da doação. Nossos profissionais estão aptos a orientar em todo o processo. É uma gratidão imensa fazer parte deste trabalho, agradeço as famílias tocantinenses que disseram sim à doação e ajudaram vidas a serem transformadas”, pontuou.

A responsável pela Central de Transplante do Tocantins, Suziane Aguiar Crateús Vilela explicou que, no Tocantins, a captação de órgãos teve início em 2018 e muitas vidas já foram salvas com a ajuda de famílias tocantinenses.

“O Estado, além de captar órgãos para a fila nacional, faz o transplante de córneas no Hospital-Geral de Palmas. Com mais famílias dizendo SIM, muito mais poderemos ajudar. Fazemos a captação de órgãos em Palmas, no HGP; em Araguaína, no HRA; e estamos trabalhando para iniciar a captação em Gurupi e Augustinópolis”, concluiu.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais