Hospitais Estaduais promovem ações para celebração da Páscoa

Profissionais de saúde e voluntários levaram alegria para pacientes, acompanhantes e servidores.

Páscoa é um momento de transformação, esperança e reflexão. Também é tempo de celebrar a vida e renovar os laços de amor e união entre as pessoas. Nesse sentido, os hospitais geridos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realizaram programações especiais, na semana santa.

O Hospital Geral de Palmas (HGP), Hospital Regional de Araguaína (HRA), Hospital Regional de Gurupi (HRG), Hospital Regional de Paraíso do Tocantins (HRPT) e o Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG), promoveram na semana de páscoa, ações especiais com as crianças internadas e servidores.

Anúncio no meio do texto

No HGP, profissionais da humanização e voluntários se esforçaram para levar alegria para os pequenos e suas famílias. Durante a semana de páscoa as crianças tiveram pintura de rosto, caça aos ovos e a visita da Trupe da Alegria, nas alas infantis, Na oncologia pediátrica também houve a participação dos voluntários que levaram chocolates, crepes, algodão-doce, fondue de chocolate com frutas, pintura de rosto, fantasias e muita alegria.

A psicóloga da brinquedoteca do HGP, Vanessa Flores Lima, é a personagem ovelha Mereré da Trupe e ressaltou a alegria de participar da ação. “É sempre muito gratificante poder levar alegrias para as crianças hospitalizadas que passam essas e tantas outras datas comemorativas em seus leitos. Quando a gente fala em cuidado integral, falamos também da saúde mental da mãe e da criança que precisa se sentir acolhida, ouvida e respeitada nesse processo de fragilidade”.

A Monica Lopes, mãe da Esther Vitória, de 11 anos, que está internada no HGP desde o dia 10 de abril ficou muito feliz com a visita da Trupe da Alegria. “Passar por datas como essa no hospital não é fácil, mas Deus sempre envia anjos para alegrar nosso dia. Ver minha filha sorrindo e se divertindo não tem preço”.

A dona de casa Solerrane Nunes e Silva, acompanha a filha Maria Júlia, de sete anos, que faz tratamento de câncer no HGP e aprovou a iniciativa. “Quando as crianças estão em tratamento acabam se privando de muitas atividades e momentos como esse fazem elas se sentirem acolhidas e animadas para passar por tudo que elas passam, com o tratamento, medicações”.

O HRA contou com uma ação especial no domingo de Páscoa, para as crianças com o “Projeto Doce Conexão e Sons da Recuperação: ações transformadoras no Hospital Regional de Araguaína”. Segundo a coordenadora do setor de Humanização, Nívea Morais Marinho do Nascimento, “a ação de Páscoa do Projeto consiste em levar mimos em forma de chocolates, fortalecendo vínculos entre colaboradores e pacientes através de gestos afetivos. Paralelamente, o Sons da Recuperação oferece alívio emocional e conforto, utilizando música e atividades lúdicas para humanizar o ambiente hospitalar, uma iniciativa que dialoga com práticas já adotadas em unidades de saúde, como programações especiais para crianças. Juntas, as ações reforçam o compromisso da instituição com o acolhimento integral, combinando doçura e sensibilidade no cuidado com pacientes, acompanhantes e equipes”.

No HRG também teve uma programação especial para as crianças. Durante a semana teve entrega de ovos de páscoa por voluntários ‘Os Mensageiros da Alegria, Palhaçoterapia’ com caça aos ovos, pintura facial, brincadeiras e música, ensaio fotográfico temático com os recém-nascidos e entrega de lembranças simbolizando a páscoa aos servidores pela equipe de humanização e direção.

Segundo o diretor-geral do HRG, Fernando Mota, “Páscoa é tempo de renovação e ressurreição, é uma forma de construir laços familiares dentro da unidade, ainda que a rotina seja desafiadora. Nosso objetivo é promover alegria, e levar a verdadeira mensagem para as crianças, familiares e servidores. Gostaríamos de agradecer também ao trabalho da humanização e de todos os voluntários, que não mediram esforços para realizar essa programação com as crianças”.

A mamãe do recém-nascido João Francisco, Loren Kelly, falou da felicidade em ter um ensaio fotográfico. “Pra mim foi uma felicidade enorme ver todo o carinho e cuidado que se tem com os bebês e crianças aqui no HRG. Essas fotos realizadas foram a prova do quão humanizado e especial foi nossa passagem no hospital”.

No HRPT, a programação contou com a celebração de um culto com o objetivo de lembrar da importância e o verdadeiro sentido da data e também a distribuição de lembrancinhas e um café da manhã para os servidores. A servidora Nubia Oliveira da Cunha participou da celebração e da mensagem especial de Páscoa. “Foi um momento de muita fé, reflexão e paz, importante para nós também, que muitas vezes não conseguimos passar essas datas com nossos familiares”.

No HRAUG, teve distribuição de ovos de páscoa e desenhos para cerca de 40 crianças. A ação foi possível graças a doações de médicos e voluntários.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais