Homem é preso em Araguaína por descumprir medidas protetivas concedidas à ex-companheira
A Polícia Civil do Tocantins prendeu nesta sexta-feira (12), em Araguaína, um homem de 29 anos identificado como M.S.C., acusado de descumprir medidas protetivas de urgência concedidas à ex-companheira desde 2022. A prisão preventiva foi cumprida por equipes da 3ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (3ª DEAM) no setor Monte Sinai.
De acordo com a corporação, a vítima procurou a delegacia relatando o descumprimento reiterado das determinações judiciais. O caso foi encaminhado ao Ministério Público, que solicitou a prisão preventiva ao Poder Judiciário.
A delegada responsável, Ana Maria Varjal, destacou a importância da resposta rápida da polícia. “A Polícia Civil está empenhada em interromper o ciclo da violência doméstica em Araguaína. É fundamental que vítimas e populares denunciem situações de agressão para que possamos tomar as providências cabíveis”, afirmou.
Canais de denúncia
Mulheres vítimas de violência podem acionar a Central de Atendimento à Mulher, no telefone 180, disponível 24 horas, todos os dias da semana. Outra ferramenta é o aplicativo Salve Mulher, desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública do Tocantins, exclusivo para Android. Além de informações sobre os diferentes tipos de violência, o app permite denúncias — inclusive anônimas — e facilita a solicitação de medidas protetivas de urgência.