HGP oferta práticas integrativas complementares aos servidores

Com o objetivo de promover um cuidado especial à saúde dos profissionais que se dedicam em prol dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Geral de Palmas (HGP), por meio  do Núcleo de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalhador (NASST)  conta com o Serviço de Atenção aos Trabalhadores e oferta  práticas integrativas e complementares (PICs). Em 2022, a iniciativa realizou mais  de 5 mil atendimentos.

As práticas integrativas e complementares (PICs) foram regulamentadas pelo Ministério da Saúde (MS), em 2026, dentro da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC).  A proposta foca o cuidado integral, colabora na promoção do autocuidado, prevenção de doenças, no diagnóstico, tratamento, recuperação da saúde e reabilitação.

Tal iniciativa disponibiliza aos trabalhadores além dos serviços de saúde, com a equipe multidisciplinar, práticas integrativas complementares (microfisioterapia, acupuntura, auriculoterapia, hipnose Clínica, ozonioterapia, quiropraxia); atendimento psicológico e  social e acompanhamento multidisciplinar. Ainda, no intuito de proporcionar bem-estar ao servidor é disponibilizado aos profissionais  o momento ‘Hora Relax’ com automassagens. Os agendamentos são realizados pelo whatsapp do NASST, no (063) 3218-7847.

Anúncio no meio do texto

A Cirurgiã dentista Milena Aires de Oliveira, do NASST/HGP  explica que “dentre os atendimentos estão as sessões de ozonioterapia que faz parte das terapias integrativas complementares do rol do SUS onde oferece a aplicação de ozônio. Os benefícios são: analgésico, anti-inflamatório, antifúngico, antiviral, modula o stress oxidativo e aumenta a imunidade. Atualmente, o ozônio trata mais de 400 tipos de patologias”, afirmou.

A coordenadora do NASST, Sandra Maria Leitão, afirmou que “as Práticas Integrativas e Complementares atuam na prevenção de doenças, na recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Diante disso, além das práticas integrativas, oferecemos atendimentos dermatológicos com objetivos de identificar câncer relacionado ao trabalho e as dermatoses ocupacionais”.

O fisioterapeuta Luiz Watanabe explica as sessões: “atuamos com fisioterapia clínica. Tratamos a parte psicossomática, que tem ligação a dor do corpo com a da mente, a dor, stress, ansiedade, angústia, a parte de osteomioarticulares e  mialgia.  No intuito de dar uma qualidade para que o profissional possa voltar bem e mais rápido ao seu posto de trabalho”, salientou.

Quem aprovou os estes tratamentos foi a servidora Expedita Cruz, “estas práticas auxiliam na diminuição de dores e a gente se sente muito bem. Esta iniciativa é maravilhosa”, declarou.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais