Hemorrede do Tocantins recebe certificado de validação para o fornecimento do plasma
Em busca de ampliar a oferta de serviços realizados pela Hemorrede do Tocantins, servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) participaram na última semana do Encontro Regional de Boas Práticas com a Hemorrede Brasileira, em Brasília. O evento teve como objetivo promover o desenvolvimento hemoterápico para a produção do plasma, matéria-prima para a produção de hemoderivados, que serão utilizados para atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), com doenças hematológicas e hemoterápicas.
As metas a serem atingidas foram apresentadas com indicadores voltados a essa produção, resultados obtidos, a repercussão positiva para os Hemocentros frente a esse contrato de fracionamento com a redução do descarte desses plasmas que irão para a produção de hemoderivados que são medicamentos produzidos pelo fracionamento industrial do plasma humano.
Na ocasião, os profissionais receberam o certificado de qualificação para fornecimento do plasma, que atesta a qualidade dos Hemocentros auditados.
“A participação neste evento nos deixa orgulhosos em receber esse certificado, tão importante para a Hemorrede Brasileira. Essa qualificação demonstra a qualidade no nosso trabalho, resultado do esforço de uma equipe de excelência”, comentou a Gerente Técnica do Hemocentro Coordenador de Palmas, Eveline Leão Ávila,
Hemobrás
A Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia é uma empresa pública, responsável por produzir medicamentos hemoderivados e biotecnológicos para o Sistema Único de Saúde (SUS).
A empresa tem realizado auditorias nos hemocentros brasileiros, a fim da obtenção de um plasma apto ao fracionamento industrial, atendendo aos requisitos exigidos pela legislação vigente.
Plasma
Este ano, o Tocantins passou a ser fornecedor de plasma sanguíneo à Hemobrás, um dos componentes do sangue, uma solução aquosa amarelada constituída de água, sais minerais e proteínas. Ele corresponde à parte líquida e reúne os elementos celulares: hemácias ou eritrócitos, leucócitos e plaquetas. A principal função do plasma sanguíneo é garantir o transporte de substâncias pelo corpo.