Governo nomeia Carlos Amastha para Secretaria de Indústria e Comércio e amplia mudanças no primeiro escalão

O governo do Tocantins oficializou nesta segunda-feira (24) a nomeação do vereador Carlos Amastha para assumir a Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (SICS), ampliando o conjunto de mudanças no primeiro escalão iniciadas neste mês. A decisão, assinada pelo governador em exercício Laurez Moreira, foi publicada no Diário Oficial do Estado. A pasta estava vaga desde 13 de novembro, quando Carlos Humberto Duarte de Lima e Silva foi exonerado.

A SICS é responsável pelas políticas estaduais de atração de investimentos, desenvolvimento industrial e fomento ao comércio. Antes de assumir o cargo, Amastha cumpria mandato como vereador, eleito em 2024, e chegou a dirigir a Zeladoria Urbana de Palmas durante o período em que o vice-prefeito Carlos Velozo comandou a capital.

Repercussão no setor produtivo

Anúncio no meio do texto

Em nota, a Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) por meio do presidente Roberto Pires, afirmou que “como empresário, Amastha tem profundo entendimento dos desafios e potencialidades do setor produtivo”, ressaltando ainda que sua trajetória “demonstra capacidade de gestão e de diálogo com o segmento industrial”, segundo declaração publicada no Instagram do Sistema FIETO.

A publicação do Diário Oficial também trouxe outras alterações na estrutura da gestão estadual. A Portaria CCI nº 2.319-EX exonerou, a pedido, Emerson Carlos Viscone de Alencar do cargo de assessor especial de imprensa do gabinete do governador — função que ele exercia desde outubro de 2025.

Mudanças recentes na equipe de governo

As mudanças somam-se às nomeações anunciadas em 18 de novembro, quando Fabiano Roberto Matos do Vale assumiu a Secretaria de Parcerias e Investimentos; Leandro Coutinho Noleto passou a comandar a Secretaria Extraordinária de Políticas de Governo e Descentralizadas; e Regina Chaves dos Reis foi designada secretária de Cultura. Já no dia 20, o então secretário de Agricultura e Pecuária, César Halum, pediu exoneração, e José Américo Rocha Vasconcelos assumiu interinamente.

Antes da vacância, a SICS era comandada por Carlos Humberto, que permaneceu no cargo por mais de quatro anos. Ele foi citado em decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) relacionada à Operação Nêmeses, que investiga possível interferência de agentes públicos em apurações da Fames-19. Na época, informou que retomaria suas atividades na iniciativa privada.

As nomeações foram formalizadas pela secretária-chefe da Casa Civil, Irana de Sousa Coelho Aguiar, e passaram a vigorar imediatamente.

Íntegra da nota da Fieto

A Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), por meio de seu presidente, Roberto Pires, parabeniza o governador do Estado, Laurez Moreira, pela acertada nomeação do vereador Carlos Amastha para o cargo de Secretário Estadual de Indústria, Comércio e Serviços.

Como empresário, Amastha tem profundo entendimento dos desafios e potencialidades do setor produtivo. Sua trajetória no meio empresarial e como gestor público demonstra capacidade de gestão e de diálogo com o segmento industrial. A FIETO acredita que essa escolha representa um passo estratégico para o fortalecimento da parceria entre o governo do Estado e a indústria.

Reiteramos nosso compromisso de colaborar estreitamente com a nova gestão da Secretaria, em busca de ações conjuntas que gerem emprego, renda e desenvolvimento para o Estado, promovendo a melhoria da infraestrutura industrial.

Palmas,TO. 24/11/2025
Federação das Indústrias do Estado do Tocantins – FIETO
Roberto Pires — Presidente

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais