Governo leva o Projeto Sorriso nas Aldeias a Itacajá

A saúde bucal estimula a autoestima e beneficia a alimentação saudável e o bem-estar das pessoas, por esse motivo a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) realiza de 17 a 21 de junho, o Projeto Sorriso nas Aldeias. A ação é coordenada pela Área Técnica de Saúde Bucal da Diretoria de Ação Primária (DAP/SES-TO), em parceria com o Distrito Sanitário Especial Indígena do Tocantins (DSEI/TO) e Associação Brasileira de Odontologia do Tocantins (ABO-TO) e está inserida no Programa Um Sorriso do Tamanho do Brasil.

O responsável pela Área Técnica de Saúde Bucal da SES-TO, Luiz Fernando Varrone, falou sobre a ação. “Nós fizemos esse projeto justamente para alcançar os indígenas aldeados. Esse ano é o primeiro, e a nossa intenção é promover prevenção e promoção da saúde bucal, estamos acompanhando a escovação deles, que chamamos de escovação supervisionada, e levando cuidados, a nossa intenção é essa. Mas queremos fazer ano que vem também, já começando com os atendimentos. Para a realização do projeto chamamos o DSEI porque já faz algum tempo que estamos conversando sobre isso, organizando as agendas, e pedindo autorizações porque o acesso às aldeias não é simples, precisa ter o consentimento e o respeito deles ali”.

“Participei de reuniões e o apresentei para o Sorriso do Tamanho do Brasil em São Paulo, e ele foi abraçado. Por isso está inserido dentro do programa O Sorriso do Tamanho do Brasil, que é nacional. No meio do ano passado eles já tinham contabilizado um milhão e meio de crianças já alcançadas, com várias ações. E nós estamos começando isso aqui no Tocantins, já estamos nos organizando para melhorar e ampliar ano que vem. Vamos visitar algumas várias aldeias, de norte a sul do Tocantins, levando os kits, informações e fazendo palestras sobre higienização e escovação”, relatou Varrone.

Anúncio no meio do texto

“A experiência tem sido profundamente gratificante e impactante. Estamos testemunhando uma mudança significativa na conscientização e nos cuidados com a saúde bucal entre os índios da comunidade Kraho. Muitos deles têm demonstrado interesse genuíno em aprender e adotar técnicas adequadas de escovação e cuidado com os dentes. A importância desta iniciativa vai além da simples distribuição de kits e palestras. Ela representa um compromisso com a saúde preventiva e o bem-estar dessas comunidades, por isso nossa meta não apenas fornecer recursos, mas também capacitar a comunidade para que possam manter uma boa saúde bucal de forma autônoma e sustentável!”, afirmou o coordenador de Saúde Bucal do Município de Itacajá, (SEMUS/Itacajá), Dr. Rômulo Bringel.

O projeto

O Projeto Sorriso nas Aldeias desenvolvido pela Área Técnica de Saúde Bucal da Diretoria de Ação Primária (DAP) da SES-TO visa alcançar aproximadamente, 14 mil indígenas aldeados em vários municípios do Tocantins, levando promoção à saúde bucal. Possui a parceria do Programa Um Sorriso do Tamanho do Brasil, desenvolvido pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO) com os municípios brasileiros com o objetivo de levar à população todo conhecimento sobre saúde bucal e inclusão social. As ações são desenvolvidas em escolas, hospitais infantis, comunidades e instituições que aderirem ao programa que possui também parceria com a empresa Colgate, que fornece também kits de higiene bucal para crianças.

Na programação do mês de junho, entre os dias 17 a 21 de junho, o projeto alcançará aproximadamente 1.670 crianças e adultos indígenas do município de Itacajá, sendo visitadas as seguintes aldeias: Manoel Alves sendo (251) adultos e (180) crianças; Aldeia Maravilha (42) adultos e (28) crianças; Aldeia Santa Cruz (109) adultos e (74) crianças; Aldeia Barra (63) adultos e (55) crianças; Aldeia Mangabeira (73) adultos e (42) crianças; Aldeia Campos Limpos adultos (96) e (66) crianças; Aldeia Água Branca (45) adultos e (20) crianças; e Aldeia Pedra Branca adultos (335) e (191) crianças.

Equipe

Participam da equipe do Projeto Sorriso nas Aldeias, o responsável pela Área Técnica de Saúde Bucal da DAP/SES-TO, Luiz Fernando Varrone; o coordenador de Saúde Bucal do Município de Itacajá, Dr. Rômulo Bringel; a coordenadora de Saúde Bucal do DSEI-TO, Drª Karla Sabrina Nascimento Oliveira; e toda a equipe do DSEI-TO do Pólo Base Indígena de Itacajá, os cirurgiões dentistas Drª Eliziane Gomes Pereira Matos e Dr. Hitalo Gregory Campos; os Técnicos em Saúde Bucal, Edilson Kenyawem Krahô, Jucelino Huhte Krahô e Marcelo Xoocó Krahô; os Auxiliares em Saúde Bucal, Daiana Cukrchkwyy, Edmar Sndré Marcos Kupaká, e Rodivan Ray Krahô.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais