Governo lança Projeto Praia Consciente em Araguacema para promover limpeza e sustentabilidade

O final de semana marcou o início oficial da temporada de praias no Tocantins, um período que atrai milhares de turistas aos municípios do estado. Com o aumento da visitação, cresce também a preocupação com a degradação ambiental porque o lixo descartado incorretamente pode causar impactos significativos ao ecossistema.

Para conscientizar os usuários das praias fluviais, incluindo comerciantes, barqueiros e turistas, sobre o descarte correto de resíduos, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), lançou no último sábado, 6, o Projeto Praia Consciente 2024 em Araguacema.

O evento contou com a presença do secretário Marcello Lelis, do prefeito Marquinho, da vice-prefeita Josa, da secretária municipal do Meio Ambiente e Turismo, Leonette Cruz Mesquita Martins, além de técnicos da Semarh, turistas e moradores locais. Durante a ação, foram distribuídos recipientes para acondicionamento de lixo e fornecidas orientações sobre o descarte adequado.

Anúncio no meio do texto

“Estamos aqui hoje para alertar sobre a necessidade de proteger este recurso natural tão importante. Evitem jogar lixo em qualquer lugar para não poluir nossas águas”, destacou o secretário Marcello Lelis.

A secretária municipal Leonette reforçou as ações locais, que soma-se ao Projeto Praia Consciente, no intuito de promover a sustentabilidade nas praias como a limpeza diária onde todo e lixo é retirado da praia, além do projeto “De Olho no Óleo’, onde são distribuídos galões para o acondicionamento do oleio de cozinha que é reaproveitado para a fabricação de sabão.

O município conta ainda com o projeto “Lacre do Bem”, onde o que é recolhido é distribuído ao Hospital do Amor. “Todas estas ações tornam as nossa praias sempre limpas e bonitas ”, acrescentou a secretária do meio ambiente.

Além de Araguacema, até o dia 27 de julho, o Projeto Praia Consciente passará por outras praias em: Caseara, Miracema, Lajeado, Pedro Afonso, Rio Sono, Rio dos Bois, Porto Nacional, Itacajá, Peixe, Couto Magalhães, Tupiratins, Araguanã, Itaguatins, Tocantinópolis, Araguatins e Palmas. As datas e locais de visitação serão divulgados conforme a programação local.

A diretora de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, Erliette Gadotti, explicou que o objetivo é orientar os usuários sobre a importância de manter as praias limpas para evitar a contaminação do solo e da água. “Queremos transformar nossas praias em referência nacional em ações de educação ambiental”, afirmou a diretora.

Praia Acessível

No mesmo evento, foi lançado o Projeto Praia Acessível, que visa oferecer acessibilidade às pessoas com necessidades especiais por meio de cadeiras anfíbias, que permitem deslocamento terrestre e aquático. A estudante Grazielly Guedes Marinho, 21 anos, que se tornou cadeirante há cinco anos devido a uma doença autoimune, experimentou a cadeira anfíbia e aprovou a iniciativa. “Gostei muito da cadeira e acho que deveria estar acessível para todos que necessitam”, disse a estudante.

Cronograma de Visitação

13/07/2024 e 14/07/2024

  • Praia de Pedro Afonso
  • Praia Rio Sono
  • Praia Deserta Rio dos Bois
  • Praia de Porto Real

20/07/2024 e 21/07/2024

  • Praia de Itacajá
  • Praia de Peixe
  • Praia de Couto Magalhães
  • Praia de Tupiratins

27/07/2024 e 28/07/2024

  • Praia de Araguanã
  • Praia de São Miguel e Itaguatins
  • Praia de Tocantinópolis
Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais