Governo do Tocantins realiza ações preventivas contra febre aftosa e Influenza Aviária na Ilha do Bananal

A iniciativa segue protocolos do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para manter os status sanitários de livre das doenças.

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde e do Mapa, realizará entre os dias 25 e 29 de agosto ações de vigilância ativa da febre aftosa em bovinos e de prevenção à Influenza Aviária na Ilha do Bananal.

Durante o período, serão promovidas atividades de educação sanitária para os produtores rurais, ribeirinhos e povos indígenas, além de vigilância ativa em rebanhos bovinos. O objetivo é garantir a sanidade dos animais nos retiros, atendendo ao protocolo pós-suspensão da vacinação contra febre aftosa e preservando o status internacional de área livre da doença sem vacinação.

Sobre a prevenção da Influenza Aviária, as equipes vão monitorar áreas de projetos agrícolas em Formoso do Araguaia e pontos de pouso de aves migratórias cadastrados na Ilha do Bananal. “Visitaremos comunidades ribeirinhas e povos indígenas, onde faremos inspeções em áreas de concentração de aves silvestres migratórias, para intensificar a vigilância epidemiológica e prevenir possíveis focos da doença,” destacou o gerente de sanidade animal da Adapec, Sérgio Liocádio.

Anúncio no meio do texto

Palestra

Como parte da programação, a Adapec promoverá na quarta-feira, 27, às 9h, na Aldeia Canuanã, uma palestra com o tema: Doenças em Aves. A atividade é aberta ao público e integra as estratégias de prevenção da Influenza Aviária.

 

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais