Governo do Tocantins nomeia Abizair Paniago como novo secretário da Segurança Pública e exonera Bruno Azevedo

O Governo do Tocantins nomeou Abizair Antônio Paniago como novo secretário da Secretaria da Segurança Pública (SSP). A mudança foi oficializada no Diário Oficial desta segunda-feira (1º), que também trouxe a exoneração do delegado Bruno Sousa Azevedo. A alteração na chefia da pasta gerou surpresa entre entidades da categoria, como o Sindicato dos Delegados de Polícia do Tocantins (Sindepol/TO), que manifestou apoio ao ex-gestor.

Bruno Azevedo deixa a chefia da SSP após assumir o cargo inicialmente em janeiro de 2025, ser exonerado com o primeiro escalão durante o afastamento do governador Wanderley Barbosa e posteriormente reconduzido pelo vice-governador Laurez Moreira. Ele atuou na Polícia Civil desde 2009, chefiou a Diretoria de Inteligência e Estratégia e participou da criação do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro e da Delegacia de Combate à Corrupção (Dracma).

Quem é o novo secretário

Abizair Paniago é delegado de carreira e já ocupou funções estratégicas na gestão estadual, incluindo os cargos de subsecretário e secretário interino da Segurança Pública. Em 2016, comandou a pasta de forma temporária e participou de discussões sobre concursos da Polícia Civil e medidas administrativas voltadas ao setor.

O novo secretário também possui atuação nacional. Em 2009, presidiu o Conselho Nacional dos Chefes de Polícia, representando delegados em debates sobre políticas públicas e enfrentamento à criminalidade. É formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e atua como professor universitário no Centro Universitário Luterano de Palmas (ULBRA), com experiência em Direito Penal e Processual Penal.

Sindepol/TO critica exoneração e divulga nota de apoio

O Sindepol/TO divulgou nota afirmando ter recebido “com surpresa” a exoneração de Azevedo. A entidade citou estudos recentes do Ipea e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública que colocam o Tocantins entre os estados mais seguros do país, com redução de homicídios acima da média nacional. Também mencionou pesquisa que aponta Palmas como a 8ª capital mais segura do Brasil.

O sindicato destacou que os resultados foram alcançados por meio de investimentos em inteligência, tecnologia, planejamento e integração das forças policiais, além da atuação do ex-secretário em pautas sensíveis como o teto remuneratório da categoria, considerado o mais baixo do país.

Íntegra da Nota do Sindepol/TO

O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado do Tocantins – SINDEPOL/TO recebeu com surpresa a exoneração do delegado de polícia de carreira Bruno Souza Azevedo do cargo de Secretário de Estado da Segurança Pública, cujo ato foi publicado na edição nº 6.950, de 1º de dezembro de 2025, do Diário Oficial do Estado.

O delegado Bruno Azevedo havia assumido a Secretaria da Segurança Pública em janeiro de 2025, foi exonerado juntamente com 1º escalão do Governo em razão do afastamento do Governador Wanderley Barbosa e reconduzido ao cargo pelo Vice-Governador Laurez Moreira.

Sua gestão foi marcada pelo comprometimento com a melhoria da Segurança Pública do nosso Estado, pelo diálogo institucional amistoso com as Forças de Segurança, pelo relacionamento respeitoso com todas as categorias da Polícia Civil e pela eficiência no combate à criminalidade.

Um estudo recente elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em conjunto com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública revelou que o Tocantins está entre os 10(dez) estados mais seguros do Brasil, sendo destaque o desempenho na redução da taxa de homicídios quando comparado ao cenário nacional.

Outra pesquisa também recente apontou Palmas como a 8ª capital mais segura do Brasil. Os resultados foram alcançados ao longo dos últimos anos graças a uma gestão eficiente voltada para investimentos em inteligência policial, tecnologia, valorização profissional, planejamento e integração entre as forças de segurança.

Destaque-se, ainda, que o delegado Bruno Azevedo vinha sendo um grande articulador das categorias impactadas pelo pior teto remuneratório do País, as quais tem buscado a sensibilização da atual gestão estadual para o reconhecimento e justa correção desta situação que se arrasta há 14(catorze) anos.

Por todas as razões apontadas e outras mais não informadas nesta ocasião, o SINDEPOL/TO estranhou a exoneração do delegado Bruno Azevedo e presta, por meio desta nota, seu total apoio ao agora ex-secretário de Segurança Pública Bruno Azevedo, reconhecendo publicamente o espírito público e republicano, o profissionalismo, a dedicação e a competência com os quais desempenhou a árdua missão de gerir a segurança pública do Estado do Tocantins.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais