Governo do Tocantins impulsiona políticas públicas e incentivo a prática esportiva entre a juventude 

Em 2024, por meio de ações e projetos, a Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude assegurou o desenvolvimento de políticas sociais, visando um futuro promissor para os jovens tocantinenses.

A política de juventude é intersetorial e está presente em todos os órgãos e áreas dos setores públicos e, de alguma forma, atua direta ou indiretamente com a vida do cidadão jovem. Pensando nisso, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude (Seju), esteve presente de norte a sul do estado, em 2024, com projetos e iniciativas voltadas para a juventude. As ações fortaleceram diferentes áreas, como a promoção e a prevenção da saúde, a iniciação esportiva, educação, inclusão digital e o fortalecimento da participação social.

“O nosso futuro e o desenvolvimento do estado também estão nas mãos da nossa juventude. Por isso, em nossa gestão, buscamos proporcionar oportunidades e acesso aos direitos desse público, promovendo inclusão e ações que fortaleçam o desenvolvimento dos nossos jovens. Além disso, os eventos esportivos promoveram a valorização do desporto e da inclusão social. Esses momentos são muito importantes para a nossa juventude”, destaca o governador Wanderlei Barbosa.

Anúncio no meio do texto

O secretário de Estado dos Esportes e Juventude, Atos Gomes, explica que uma das missões do Governo do Tocantins é levar informações, programas, projetos e serviços para a juventude tocantinense. “O objetivo da Seju é criar ambientes propícios para o desenvolvimento da juventude. Durante o segundo semestre deste ano, de forma integrada com outras secretarias e instituições, desenvolvemos ações que geraram o fortalecimento das políticas públicas e a disseminação do conhecimento dos direitos que fazem parte da vida dos nossos jovens”, reforça.   

Desenvolvida pelo Governo do Tocantins, a 2ª edição do projeto Conecta Jovem percorreu as cidades de Palmas, Dianópolis, Paraíso, Guaraí, Pedro Afonso, Tupirama e Araguatins e envolveu diretamente mais de 800 jovens. A ação itinerante criou espaços públicos acessíveis e inclusivos, levando as políticas públicas de juventude às instituições de ensino da rede estadual. Dessa forma, o projeto disseminou informações acerca de ações voltadas à juventude, por meio de palestras, mesa-redonda e oficinas relacionadas aos direitos da juventude; produção de vídeos para redes sociais; primeiros socorros e combate a incêndio; empregabilidade e futuro do mercado de trabalho; entre outras temáticas. A programação contou com a parceria do Corpo de Bombeiros Militar, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi).

 As ações do Conecta Jovem têm fortalecido a participação social de estudantes como a Maria Eduarda Reis, do 1º ano do ensino médio do Colégio Militar Duque de Caxias, de Taquaruçu, distrito de Palmas. “O projeto aborda vários assuntos como comunicação, primeiros socorros e as políticas públicas da juventude. É muito interessante, porque os alunos ficam cientes dos seus direitos e podem divulgar essas informações fora do ambiente escolar”, reforça a jovem. 

No mês de agosto, Palmas recebeu o diálogo regional do Youth20 (Y20), o grupo de engajamento da juventude do G20, que reúne os países com as maiores economias do mundo. A programação contou com plenárias e grupos de trabalho que discutiram temas como: inclusão e diversidade; e transição energética e desenvolvimento sustentável; além de inovação e do futuro do mundo do trabalho. O evento no Tocantins reuniu representantes nacionais do Y20, da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), da sociedade civil, das instituições de ensino federais e estaduais, lideranças jovens, estudantes e gestores municipais de juventude e esporte. O evento teve como objetivos promover o diálogo entre os jovens, contribuir para as discussões sobre a agenda prioritária da juventude e a formular políticas públicas.

Incentivo à prática esportiva

Durante o segundo semestre, o Governo do Tocantins desenvolveu competições esportivas com a participação da juventude. Foram desenvolvidas ações de fortalecimento de projetos de iniciação esportiva desenvolvidos pela Seju, como a Escolinha Nilton Santos, em Palmas e Araguaína, além da Escolinha de Karatê Formando Campeões, desenvolvida na Capital, que atende crianças e jovens de 5 a 17 anos.

Em dezembro, cerca de 1,2 mil competidores, entre crianças, jovens, adultos e idosos, participaram da 23ª edição da corrida de rua mais tradicional do Estado, a Meia Maratona do Tocantins. Também contou com a participação de mais de 300 pessoas envolvidas entre staffs, fisioterapeutas, técnicos das mais diversas áreas e forças de segurança como Polícia Militar do Tocantins (PM/TO), Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO), Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), Exército, Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), entre outras instituições. 

Meia Maratona reuniu competidores de estados como Tocantins, Maranhão, Amapá, Paraíba, Pará, Bahia e Goiás nas distâncias de 21 km, 10 km, 5 km e na corrida infantil. Além do incentivo à prática esportiva entre diferentes públicos, a realização das provas também tem como finalidade a preparação dos atletas tocantinenses para a Corrida Internacional de São Silvestre, realizada anualmente em São Paulo, no dia 31 de dezembro. 

Em novembro, o Governo do Tocantins, em parceria com a Associação Handvida, fortaleceu a iniciação esportiva com a realização da Copa Palmas de Handebol. A competição impulsionou a modalidade entre crianças e jovens, de 12 a 21 anos, nas categorias infantil, cadete, juvenil e júnior. O torneio foi realizado no Colégio da Polícia Militar Unidade I e reuniu associações esportivas e instituições de ensino de Tocantínia, Augustinópolis e Palmas. O evento contou com premiações em dinheiro, além de troféus e medalhas. 

No segundo semestre de 2024, a Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude, em parceria com o Instituto Agape (Associação Guaraiense de Apoio à Prática Esportiva), promoveu em Guaraí, Ponte Alta do Tocantins e Gurupi, a 1ª edição da Copa Cerrado de Futsal Estudantil. A competição teve como objetivos democratizar e incentivar a prática desportiva no estado entre o público jovem. Os campeões, vice-campeões e 3º colocados no feminino e masculino receberam troféus e medalhas. 

O Governo do Tocantins realizou nos meses de julho e agosto, no ginásio Neblina, em Araguaína, a Copa do Trabalhador de Futsal. O evento reuniu atletas de todas as idades, de Araguaína, Angico, Darcinópolis, Guaraí, Piraquê, Barrolândia, Santa Fé, Wanderlândia, Barra do Ouro, Araguanã, Carmolândia, Muricilândia, Aragominas, Carmolândia e Carolina (MA), no masculino sub-9, sub-11, sub-13, sub-15, sub-17, sub-20, aberto, master 35 +, master 40 +, master 45 + e master 50 + e feminino, sub-15, sub-20, aberto e master 25 +. 

Copa do Trabalhador fomentou a economia local, com uma premiação de R$ 48 mil, além de troféus e medalhas. Também gerou a contratação direta de profissionais da comunicação que atuaram em mais de 185 horas de transmissões dos jogos pelo YouTube da Seju Tocantins, além de árbitros, mesários e serviços gerais. A competição, na região norte do Estado, fomentou o esporte e o lazer com a participação de mais de 200 equipes que disputaram 191 jogos e 1.363 gols, uma média de 7,1 gols por partida. 

Em julho, o Governo do Tocantins desenvolveu a 2ª edição do projeto Esporte Verão. A ação itinerante da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude, em parceria com as prefeituras municipais e a Federação Tocantinense de Futevôlei (FTFV), foi desenvolvida em Araguacema, Paranã, Tupiratins, Caseara, Luzimangues (Porto Nacional), Rio dos Bois e Filadélfia. As estruturas montadas às margens de rios e lagos tocantinenses receberam ainda competidores do Maranhão, de Goiás e do Distrito Federal nas disputas do futevôlei, beach soccer e vôlei de praia.  

Para fortalecer as práticas desportivas e o lazer entre crianças e jovens, no mês de julho, o Governo do Tocantins promoveu, em Palmas, a 1ª edição da Copa Nilton Santos de Futebol de Base. A competição reuniu 120 equipes e mais de 1,9 mil atletas, de Palmas, Araguaína, Paraíso, Porto Nacional, Ponte Alta do Tocantins, Lagoa da Confusão, Santa Rita, Conceição e Novo Acordo. O evento envolveu os atletas no sub-7, sub-9, sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17 (masculino) e sub-15 e sub-18 (feminino).  

A Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude transmitiu todas as partidas da Copa Nilton Santos pelo YouTube, com 5 jogos simultâneos. Ao final, foram 52.094 espectadores, em 174 minutos de transmissão. Além de fomentar os esportes, o evento fortaleceu a economia com a contratação direta de quase 70 profissionais (cinegrafistas, editores de imagem, narradores, repórteres de campo, árbitros, mesários, eletricistas, gândula, guarda-noturno, serviços gerais, marcador de campo e bombeiros civis).

Mais esportes 

Para promover o lazer, o fomento aos esportes e os momentos de confraternização, o Governo do Tocantins, por meio da Seju, realizou, no 2º semestre deste ano, os Jogos dos Servidores. A competição reuniu profissionais de diferentes áreas nas disputas do futsal, do futebol society e do voleibol nas etapas regionais (Palmas, Araguaína e Gurupi) e na etapa final, além do vôlei de praia, futevôlei, xadrez, tênis de mesa e corrida de rua, na fase estadual. 

Ainda no 2º semestre, o Estádio Pereirão, em Paraíso do Tocantins, tornou-se palco da decisão da maior competição de futebol amador já realizada no estado e uma das maiores do país. O Íbis Esporte Clube venceu a Seleção de Paranã e tornou-se o campeão da 3ª edição do Copão Tocantins de Futebol Amador. Com a participação de 180 equipes, de 121 municípios, o evento esportivo fortaleceu a economia, com investimentos de R$ 535.778,12, sendo R$ 184 mil em premiações e R$ 351.778,12 em despesas de arbitragem e logística. A fase estadual reuniu os campeões e os vice-campeões das oito regionais (Copão Sul, Copão Norte, Copão Sudeste, Copão do Vale, Copão Meio Norte, Copão Jalapão, Copão Centro e Copão Sudeste), que receberam R$ 10 mil e R$ 3 mil, respectivamente.

Apoios

No mês de setembro, com o apoio do Governo do Tocantins, o badminton de Porto Nacional foi destaque no Circuito Nacional Top 16, realizado em Cuiabá/MT. Durante o torneio, o estado conquistou o título na dupla masculina; 2º lugar no individual masculino e na dupla mista; e 3º lugar no individual masculino. Com esses resultados, o Tocantins garantiu três vagas para o Campeonato Sul-Americano, no Chile.  

Em julho, com o apoio do Governo do Tocantins, a jovem ciclista de 27 anos, Helen Valentinne, foi destaque no Campeonato Brasileiro de Downhill, em Pomerode/SC. A atleta de Palmas consagrou-se vice-campeã brasileira na categoria Elite. “Foi uma experiência incrível. Como atleta, foi um sonho realizado e voltar para casa com a bandeira do nosso estado, levando o vice-campeonato, é uma experiência incrível. Tudo isso graças à Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude, que forneceu apoio durante a corrida. Foram 2.500 km, literalmente do Norte ao Sul, tudo por acreditarem no potencial que os atletas tocantinenses têm. Espero poder trazer muito mais resultados para o nosso estado, que tem atletas brilhantes em diversos esportes”, destacou a vice-campeã brasileira.

Pela primeira vez na história, em julho, o Tocantins recebeu o TMB Challenge Plus, etapa do Circuito Nacional de Tênis de Mesa. A competição promovida pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) e pela Federação do Tocantins de Tênis de Mesa (FTTM), contou com o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude (Seju).  O evento reuniu 220 atletas de Santa Catarina, Goiás, São Paulo, Rio Grande do Norte, Bahia, Maranhão, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Rio de Janeiro, Tocantins e Distrito Federal.

Mais investimentos

O Governo do Tocantins vem mudando a realidade dos municípios, por meio de investimentos nas praças esportivas, seja com recursos próprios ou por meio do Programa de Fortalecimento da Economia e Geração de Emprego. O objetivo é criar ambientes modernos e adequados para as práticas esportivas em todo o estado.

Em setembro, com um investimento de R$ 2 milhões, o Governo do Tocantins reafirmou o compromisso com a juventude de Mateiros e entregou o Centro Poliesportivo Leide Pereira Nunes. A obra, executada por meio de convênio com a Prefeitura Municipal, oferece à comunidade novas oportunidades de lazer e inclusão social para crianças, adolescentes e jovens da região do Jalapão.   

No mês de agosto, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, entregou para a população de Dianópolis o Ginásio Poliesportivo Sólon Póvoa Filho totalmente reformado. A praça esportiva administrada pela Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude passou por uma reestruturação que incluiu melhorias na acessibilidade, paisagismo, vestiários e banheiros, nivelamento do piso da quadra, adaptações nas arquibancadas, substituição da iluminação, drenagem externa, pintura, entre outras adequações. Com um investimento total de R$ 1.758.566,81, a obra é um resgate do Governo do Tocantins que beneficia a juventude e os desportistas.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais