Governo do Tocantins capacita 137 pessoas por meio do projeto Mãos Que Criam

Desta vez, os municípios contemplados foram Aparecida do Rio Negro e Colmeia .

Com início na segunda-feira, 11, e término na sexta-feira, 15, o Governo do Tocantins, levou o formato itinerante do projeto Mãos que Criam aos municípios de Aparecida do Rio Negro e Colmeia, com oferta dos cursos de maquiagem, designer de sobrancelhas, tranças e penteados, doces, compotas e conservas, cabeleireiro e panificação tradicional. No total são 137 novos profissionais certificados e muitas vidas transformadas por meio dessa oportunidade.

A capacitação foi realizada de forma integrada pela Secretaria Extraordinária de Participações Sociais (Seps) e pela Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), em parceria com as prefeituras municipais.

A primeira-dama do Tocantins e titular da Seps, Karynne Sotero, destacou a importância da oportunidade que está sendo levada para as famílias nos municípios, descentralizando as ações sociais do governo estadual. “O Mãos que Criam, nasceu com o propósito de transformar vidas e com o projeto o Governo do Estado está levando capacitação gratuita é uma oportunidade de dignidade e autonomia para os tocantinenses”.

Anúncio no meio do texto

“Agora, capacitadas e com os certificados em mãos, cada uma dessas pessoas leva algo mais valioso, um novo olhar para o próprio potencial e a certeza de que quando a oportunidade encontra capacitação e dedicação o futuro se transforma”, afirmou a secretária da Setas, Valderez Castelo Branco.

A primeira-dama de Colméia, Luciana Matos, agradeceu aos envolvidos no projeto, em especial ao governador Wanderlei Barbosa e à primeira-dama e idealizadora do projeto Karynne Sotero. “Agradeço a oportunidade de receber o projeto em nosso município. Nosso agradecimento especial pela parceria e apoio”.

“O Governo do Tocantins não mede esforços para ajudar os municípios. Eu estou encantada com o projeto e estamos felizes. É um privilégio ter o Mãos que Criam no nosso município”, afirmou a primeira-dama e secretária de assistência social de Aparecida do Rio Negro, Ana Cláudia Gorosthides.

Mais cursos

“No período de 18 a 22 de agosto, os cursos do Mãos que criam estão sendo ofertados no município de Wanderlândia. São capacitações em cabeleireiro, design de sobrancelhas, tranças e penteados e panificação tradicional, informou a coordenadora do projeto Mãos que Criam, Ruth Brunes.

Mãos que Criam na Rede Cuidar

O projeto Mãos que Criam integra a Rede Cuidar, estrutura coordenada pela Secretaria Extraordinária de Participações Sociais (SEPS) que organiza e potencializa as ações sociais do Governo do Tocantins em diferentes frentes. A Rede atua de forma transversal e colaborativa, conectando programas voltados à proteção social, à geração de renda, ao fortalecimento de vínculos comunitários e à valorização de grupos vulneráveis.

Nesse contexto, o “Mãos que Criam” representa uma das frentes voltadas ao estímulo do empreendedorismo feminino e da economia solidária, promovendo capacitação, autonomia financeira e valorização dos saberes populares, especialmente entre mulheres artesãs e costureiras.

Ao integrar a Rede Cuidar, o projeto reforça o compromisso do Governo do Tocantins com políticas públicas que transformam realidades e ampliam oportunidades.

Polo sede

O polo, que é sede do Mãos que Criam, está instalado na região norte de Palmas e já capacitou aproximadamente 120 pessoas em cursos como panificação artesanal, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); cabeleireiro; designer de sobrancelhas; tranças; penteados; e maquiagem.

A proposta é que o espaço funcione como um centro permanente de capacitação, enquanto o modelo itinerante amplie o alcance do projeto em outros municípios tocantinenses.

 Acesso a crédito

Um dos diferenciais do Mãos que Criam é a parceria com a Agência de Fomento do Tocantins, que oferece linhas de crédito específicas para alunos que concluírem os cursos com aproveitamento. O objetivo é transformar a capacitação em oportunidade real de geração de renda, com condições facilitadas e apoio ao empreendedorismo feminino.

Informações: Eliane Tenório/Governo do Tocantins

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais