Governo divulga resultado final do Processo Seletivo de Diretores Escolares
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), divulgou no Diário Oficial do Estado (DOE), dessa sexta-feira, 22, o resultado final do Processo Seletivo para a função pública de diretor de unidade escolar da rede estadual de ensino.
Os aprovados no concurso exercerão o cargo de gestor escolar por até três anos, admitida uma recondução desde que se submeta a novo processo seletivo. A posse dos candidatos aprovados acontecerá no início de janeiro, onde assinarão um Termo de Compromisso. O resultado dos aprovados está distribuído por Superintendência Regional de Educação (SRE), conforme o Edital nº 01/2023.
O processo para seleção de diretores das unidades escolares faz parte do Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE), visando à efetivação da gestão democrática das unidades escolares estaduais e atende a Meta 22 do Plano Estadual de Educação (PEE).
O secretário da Educação, professor Fábio Vaz, enfatizou que os diretores escolares são responsáveis por liderar, organizar e planejar a educação nas unidades de ensino, e é essencial que eles sejam escolhidos de forma criteriosa e imparcial. “Com esse processo seletivo nós fortalecemos a relação entre escola, comunidade e famílias e estamos promovendo uma educação de qualidade que atende às necessidades e aos anseios de todos os nossos estudantes”.
Para a gerente de Fortalecimento da Gestão Democrática e Apoio Pedagógico da Seduc, Leda Maria Tomazi, o resultado final do processo de Seleção Para Função Pública de Diretor de Unidade Escolar da Rede Estadual de Ensino, é uma ação de grande relevância para a melhoria da qualidade da Educação no Estado de forma democrática e participativa. “Todo esse processo contribuiu também para uma avaliação institucional e também para o direcionamento das formações e orientações aos gestores escolares nos próximos anos”.