Governo cria Região Metropolitana de Araguaína e regulamenta as de Palmas e Gurupi

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, sancionou nesta quarta-feira (11) a Lei Complementar nº 172/2026, que institui a Região Metropolitana de Araguaína e regulamenta as Regiões Metropolitanas de Palmas e Gurupi. A norma será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).

Segundo o governo, a medida consolida o regime jurídico das três regiões e estabelece regras de governança compartilhada entre os municípios que as compõem.

Competência do Executivo

Anúncio no meio do texto

Durante o anúncio, o governador afirmou que a criação e regulamentação das regiões metropolitanas é competência do Poder Executivo estadual. Ele explicou que propostas anteriores apresentadas pelo Legislativo foram vetadas por apresentarem vícios de iniciativa.

“Apresentamos esse Projeto de Lei, aprovado pela Assembleia Legislativa e sancionado pelo nosso Governo. A partir de agora, passa a vigorar em todo o território do estado”, afirmou.

De acordo com o Executivo, a nova lei também prevê a criação de coordenações e núcleos administrativos responsáveis pela gestão das regiões, com foco na integração de políticas públicas nas áreas de saúde, transporte e serviços essenciais.

Estrutura e governança

O texto está alinhado ao Estatuto da Metrópole (Lei Federal nº 13.089/2015) e estabelece mecanismos de governança interfederativa e gestão compartilhada entre estado e municípios. Também define diretrizes para a criação de Fundos Metropolitanos de Desenvolvimento.

Composição das regiões

A Região Metropolitana de Palmas (RMP), com sede na capital, reúne municípios do Vale do Araguaia, região central e Jalapão, incluindo Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Miracema, Tocantínia, Lagoa da Confusão, Mateiros e Ponte Alta do Tocantins.

A nova Região Metropolitana de Araguaína (RMA), sediada em Araguaína, abrange municípios do Bico do Papagaio, norte e meio-norte do estado, como Tocantinópolis, Augustinópolis, Colinas do Tocantins, Guaraí, Pedro Afonso, Xambioá e Babaçulândia.

Já a Região Metropolitana de Gurupi (RMG), com sede em Gurupi, integra municípios do sul e sudeste, incluindo Aliança do Tocantins, Formoso do Araguaia, Peixe, Dianópolis, Taguatinga, Arraias e Natividade.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais