Governo anuncia revisão do Plano de Manejo do Parque Estadual do Cantão para permitir ecoturismo
O Governo do Tocantins anunciou que irá realizar um estudo técnico para revisar o Plano de Manejo do Parque Estadual do Cantão (PEC), com o objetivo de viabilizar a abertura da unidade para atividades de ecoturismo. A gestão do parque é de responsabilidade do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).
A proposta foi apresentada pelo governador Wanderlei Barbosa após visita ao parque, neste mês de fevereiro, acompanhado da primeira-dama Karynne Sotero; do secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis; dos deputados estaduais Claudia Lelis e Eduardo Fortes; além de fiscais ambientais.
Segundo o governador, a iniciativa busca conciliar conservação ambiental e desenvolvimento regional.
“Estamos fazendo um estudo técnico para o manejo do Cantão. Não queremos que seja cometida nenhuma agressão ambiental na área, mas precisamos pensar no ecoturismo para essa região, alavancando o desenvolvimento da prática turística e do estado, que possui roteiros atrativos que encantam turistas e a população do Tocantins”, destaca.
De acordo com o secretário Marcello Lelis, o plano vigente não permite a exploração ecoturística no local. Ele informou que o governador solicitou ao presidente do Naturatins, Cledson da Rocha Lima, a contratação de consultoria especializada para revisar o documento.
“O governador Wanderlei Barbosa está determinado a dar visibilidade ao Cantão para o Tocantins, para o Brasil e para o mundo”, afirma.
Ainda segundo o secretário, a atualização do Plano de Manejo deverá estabelecer critérios técnicos, ambientais e operacionais para regulamentar atividades de ecoturismo sustentável.
“A atualização permitirá a definição de critérios técnicos, ambientais e operacionais para viabilizar o ecoturismo sustentável, com atividades como pesca esportiva controlada, trilhas aquáticas, observação de aves, turismo científico e ações de educação ambiental, sempre em consonância com os princípios da conservação”, reforça.
Com cerca de 90 mil hectares, o Parque Estadual do Cantão está localizado em área de transição entre o Cerrado e a Floresta Amazônica e abriga mais de 800 lagoas. A unidade é reconhecida pela diversidade de fauna e flora e atualmente permite atividades como trilhas terrestres e aquáticas, observação de aves e, no período de estiagem, acesso a praias de rio.
O parque foi a primeira unidade de conservação de proteção integral criada pelo Governo do Tocantins, em 14 de julho de 1998. Recentemente, foi escolhido como área piloto do projeto Tocantins Restaura, que prevê investimentos de R$ 120 milhões para recuperação de aproximadamente 10 mil hectares degradados, principalmente por incêndios florestais.
Informações: Fábia Lázaro/Governo do Tocantins
