Governo anuncia entrega de novas estruturas da Unitins para Dianópolis e Augustinópolis

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) está ampliando sua presença no estado com a construção de novos prédios em Dianópolis e Augustinópolis. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 20, durante o Encontro Formativo Profe Líderes, que contou com o Governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa.

Em Dianópolis, a entrega da nova estrutura está prevista para agosto deste ano, enquanto em Augustinópolis, a previsão é que o prédio seja concluído até 2025.

Em seu discurso, Wanderlei Barbosa ressaltou a importância da parceria entre o Estado e os municípios para o alcance de bons resultados educacionais.

Anúncio no meio do texto

“Nós temos que entender que o sistema de educação atual unifica muito. E a gente precisa trabalhar para buscar os resultados, que vêm com o comportamento de todos os entes federativos. Se o município vai mal, ele contribui para que o Estado também não vá muito bem. Por meio da parceria estabelecida pelo Governo do Tocantins, vamos trabalhar unidos. O município que tem dificuldade e que alcançou um índice que não foi tão bom precisa de uma atenção do Estado. O resultado final é o que importa para o Brasil e para o Tocantins, e nós temos feito isso”, afirmou o governador.

O chefe do Executivo também destacou o avanço do Tocantins na educação. Em maio de 2023, o estado foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) como o que mais evoluiu no país ao alcançar o índice de 44% das crianças das redes públicas alfabetizadas. “Quando assumi o Governo, o índice de alfabetização na idade certa era de apenas 14%. Em dois anos, elevamos esse número para 44%, o que demonstra uma grande evolução”, destacou.

Profe Líderes

Reunindo representantes dos 139 municípios tocantinenses, o Profe Líderes, que é uma ação do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe), possibilita a troca de experiências e a construção de estratégias conjuntas para a melhoria da educação.

O Profe é uma iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), voltada para a inovação na gestão educacional. O programa, planejado para o período de 2023 a 2027, prevê investimentos em obras, tecnologia, apoio aos municípios, valorização dos servidores, inclusão e reconhecimento de boas práticas nas redes estadual e municipais.

O objetivo principal é a melhoria das aprendizagens e dos indicadores educacionais, beneficiando estudantes e servidores das escolas públicas de educação básica em todo o estado.

Informações: Débora Gomes/Governo do Tocantins

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais