Governador Wanderlei Barbosa é o 5º do Brasil que mais elegeu prefeitos

Presidente do Republicanos Tocantins ficou a frente de governadores de estados como Goiás, Bahia, Maranhão e Minas Gerais.

O governador Wanderlei Barbosa é presidente do Republicanos Tocantins se consolidou como o 5º governador que mais elegeu prefeitos proporcionalmente no país, com 40% das prefeituras do estado. À frente de governadores como Ronaldo Caiado de Goiás, com 39% e Jerônimo Rodrigues da Bahia, com 12%.

Wanderlei tem sido reconhecido como um dos governadores mais bem avaliados do Brasil, destacando-se pela habilidade em unir diferentes grupos políticos de direita, de centro e de centro esquerda em sua gestão. Nas eleições municipais, o Republicanos, presidido por Wanderlei, alcançou o maior número de prefeitos eleitos no Tocantins entre todos os partidos, totalizando 56 prefeitos e 25 vice-prefeitos em todas as regiões do estado. Isso o coloca em 9º lugar em números absolutos entre os governadores que mais elegeram prefeitos, a frente de governadores como Romeu Zema de Minas Gerais e Carlos Brandão, do Maranhão.

Anúncio no meio do texto

Em relação ao desempenho do partido por estado Wanderlei Barbosa elegeu 12,7% de todos os prefeitos do Republicanos no Brasil, ficando em segundo lugar, atrás apenas de São Paulo, com 18,6%.

“Esses números nos deixam extremamente orgulhosos, pois saímos de apenas um prefeito em 2020 para 56 em 2024. E isso precisa ser comemorado. Sem falar das prefeituras em que tivemos o vice-prefeito ou que apoiamos, além dos mais de 300 vereadores que elegemos. Nossa base finaliza esse processo extremamente fortalecida”, disse o presidente do partido e governador do estado Wanderlei Barbosa.

O sucesso nas urnas teve início antes mesmo do pleito, com um expressivo movimento de filiações ao Republicanos. Dos 7.095 registros de candidaturas para prefeituras e câmaras legislativas no Tocantins, 1.193 candidatos estavam filiados ao partido, demonstrando a força e o alcance político da legenda sob a liderança do governador.

O Republicanos lançou 89 candidatos a prefeito, dos quais 63% foram eleitos, representando uma cobertura significativa em todas as regiões do Tocantins. Esse número corresponde a 40% dos 139 municípios do estado. Entre as cidades centrais, Aparecida do Rio Negro, com Deusimar Amorim, e Miracema, com a prefeita Camila, que venceu a reeleição, estão entre os destaques. No sul do estado, o partido conquistou importantes cidades, como Arraias, com Herman; Taguatinga, com Paulo Roberto; Paranã, com Fábio da Farmácia; e Combinado, com Dione do Pastel. No norte e na região do Bico do Papagaio, o Republicanos manteve ou conquistou prefeituras como Xambioá, com Dr. Mayck, e Augustinópolis, com Antônio do Bar.

Vice-Prefeitos

Além das vitórias nas prefeituras, o Republicanos também consolidou alianças importantes, elegendo vários vice-prefeitos em coligação com outros partidos da base governista. Destacam-se, entre esses vices, José Nagru, que compôs a chapa em Colinas ao lado de Kasarin (União Brasil); Divino José, em Araguaçu, que uniu forças com Jarbas Ribeiro (PL); e Rosilene, em Cristalândia, na chapa com Big Jow (UB).

Com essa expressiva presença do Republicanos e de partidos aliados, o governador Wanderlei Barbosa passa a contar com uma rede de apoio sólido em 117 dos 139 municípios do Tocantins, totalizando mais de 84% das cidades do estado. A base aliada inclui o próprio Republicanos com 56 prefeitos, o União Brasil (37), Progressistas (15), MDB (4) e PL (3). Partidos adicionais, como Agir e Solidariedade, também compõem o conjunto de forças que apoiam o governo estadual.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais