Governador Wanderlei Barbosa discute Projeto de Modernização Fiscal com representante do BID

“O que nós queremos é a modernização do sistema todo, porque nós temos muitas dificuldades, e essa modernização vai permitir a melhoria da arrecadação”.  Essa foi a constatação feita pelo governador Wanderlei Barbosa ao especialista fiscal do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Andrê Martinez, que esteve em Missão no Tocantins na quarta-feira, 8, para uma série de reuniões com gestores da Secretária de Estado da Fazenda (Sefaz).

As reuniões dos técnicos do BID acontecerão até sexta-feira, 10. O objetivo do trabalho é atualizar o Projeto de Modernização Fiscal do Tocantins (Profisco II), que prevê um investimento de US$ 42 milhões. Os recursos serão destinados de forma estratégica em serviços de tecnologia da informação que vão melhorar a eficiência da administração tributária estadual. O Profisco II terá abrangência em ações de outras pastas.

O Governador explicou que esse projeto de modernização fiscal é vital para o Tocantins. “Essa questão é importantíssima, porque, de acordo com os indicadores de tecnologia, estamos muito mal ranqueados e essa realidade não pode continuar. Ao longo dos anos existiu uma inércia por parte do Governo em não fazer investimento na área de tecnologia, o que dificulta para o Estado. Com isso, deixamos de arrecadar, porque não facilitamos para o contribuinte”, explicou o Governador.

O especialista fiscal Andrê Martinez disse que pretende identificar as necessidades nas mais diferentes áreas que serão supridas com o financiamento do Profisco II. “Estamos tendo reuniões com todas as equipes, entendendo a problemática e ajudando na definição dos produtos”, frisou. Após essa etapa será realizada a preparação de documentos para tramitação e posterior aprovação pela diretoria do BID.

O secretário da Fazenda, Júlio Edstron Secundino, destacou o Profisco II como uma das prioridades da atual gestão estadual. “Estamos fazendo mais que reuniões, estamos cumprindo as fases do processo para que o Tocantins tenha acesso a esse financiamento. Tudo que depende do Governo do Estado está sendo tratado como prioritário e o banco entendeu essa nossa urgência”, frisou o secretário.

O vice-governador Laurez Moreira, que também participou da reunião, destacou a importância do Profisco II. “Esse projeto vai permitir modernizar de forma estratégica os serviços de tecnologia da informação e melhorar a eficiência da administração tributária estadual”, ressaltou.

Computadores

Na oportunidade o governador Wanderlei Barbosa realizou a entrega simbólica de 306 computadores à Sefaz. Os equipamentos serão utilizados nas 12 regionais da pasta em todo o Estado. “É o esforço do próprio Estado para modernização dos serviços públicos”, afirmou.

A agenda do Governador com representantes do BID foi acompanhada pelo secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes; secretário da Agricultura, Jaime Café; e secretário do Planejamento e Orçamento, Sergislei Moura.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais