Governador em exercício nomeia três novos secretários e promove mudanças na comunicação do Estado

O governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira (PSD), nomeou nesta segunda-feira (15) três novos secretários para o primeiro escalão. Assumem os cargos Stellamaris Postal, na Secretaria da Cidadania e Justiça; Carlos Humberto Duarte de Lima e Silva, na Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços; e Odilon Coelho Lima Júnior, na Secretaria de Parcerias e Investimentos. As nomeações foram publicadas no Diário Oficial do Estado.

Stellamaris Postal, atualmente 1ª subdefensora pública-geral (biênio 2025/2027), já havia sido defensora pública-geral por quatro gestões entre 2007 e 2025. Seu nome foi anunciado antes mesmo da publicação oficial, durante a inauguração do novo Fórum de Gurupi, no último dia 15.

Exonerações na Comunicação

Anúncio no meio do texto

Além das nomeações, a gestão interina exonerou servidores técnicos da Secretaria de Comunicação (Secom) que ocupavam cargos comissionados. Muitos atuavam há anos em funções específicas e eram considerados quadros técnicos permanentes da área. As dispensas, publicadas no Diário Oficial, geraram repercussão no setor, que teme descontinuidade nos serviços e instabilidade administrativa.

A Secom está sob comando de Luiza Rocha, que já foi secretária de Comunicação em Gurupi. O jornalista Márcio Rocha era o titular da pasta nos últimos anos.

Outros atos

O Diário Oficial também trouxe a nomeação de Sylvia Matias Gondim como assessora especial do Gabinete do Governador, redistribuída para a estrutura da Secom; e de Warley Alves Oliveira como ajudante de ordens da Casa Militar.
Dois atos tornaram insubsistentes exonerações anteriores, restabelecendo os cargos de Wedilei Nunes Carvalho e Wemerson Santana Pereira, que permanecem nomeados.

Contexto político

As mudanças ocorrem em meio à gestão interina de Laurez Moreira, que assumiu o governo após o afastamento do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), na segunda fase da Operação Fames-19. A investigação apura um suposto esquema de desvio de recursos na compra de cestas básicas durante a pandemia de Covid-19.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais