Governador em exercício nomeia três novos secretários e promove mudanças na comunicação do Estado

O governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira (PSD), nomeou nesta segunda-feira (15) três novos secretários para o primeiro escalão. Assumem os cargos Stellamaris Postal, na Secretaria da Cidadania e Justiça; Carlos Humberto Duarte de Lima e Silva, na Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços; e Odilon Coelho Lima Júnior, na Secretaria de Parcerias e Investimentos. As nomeações foram publicadas no Diário Oficial do Estado.

Stellamaris Postal, atualmente 1ª subdefensora pública-geral (biênio 2025/2027), já havia sido defensora pública-geral por quatro gestões entre 2007 e 2025. Seu nome foi anunciado antes mesmo da publicação oficial, durante a inauguração do novo Fórum de Gurupi, no último dia 15.

Exonerações na Comunicação

Anúncio no meio do texto

Além das nomeações, a gestão interina exonerou servidores técnicos da Secretaria de Comunicação (Secom) que ocupavam cargos comissionados. Muitos atuavam há anos em funções específicas e eram considerados quadros técnicos permanentes da área. As dispensas, publicadas no Diário Oficial, geraram repercussão no setor, que teme descontinuidade nos serviços e instabilidade administrativa.

A Secom está sob comando de Luiza Rocha, que já foi secretária de Comunicação em Gurupi. O jornalista Márcio Rocha era o titular da pasta nos últimos anos.

Outros atos

O Diário Oficial também trouxe a nomeação de Sylvia Matias Gondim como assessora especial do Gabinete do Governador, redistribuída para a estrutura da Secom; e de Warley Alves Oliveira como ajudante de ordens da Casa Militar.
Dois atos tornaram insubsistentes exonerações anteriores, restabelecendo os cargos de Wedilei Nunes Carvalho e Wemerson Santana Pereira, que permanecem nomeados.

Contexto político

As mudanças ocorrem em meio à gestão interina de Laurez Moreira, que assumiu o governo após o afastamento do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), na segunda fase da Operação Fames-19. A investigação apura um suposto esquema de desvio de recursos na compra de cestas básicas durante a pandemia de Covid-19.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais