Gastronomia aliada ao agroextrativismo de espécies do Cerrado é exposta na Agrotins 2024

A Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2024) mostrará na prática a gastronomia com produtos naturais do Cerrado tocantinense, como: baru, caju, macaúba, mangaba, babaçu e jaca. Na Cozinha Show, chefes de cozinha vão mostrar as diversas possibilidades de aproveitamento desses produtos regionais na alimentação, com receitas de comidas típicas, pratos diferenciados, bolos, doces, tortas e licores.

Segundo a engenheira agrônoma da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro) e responsável pela Cozinha Show, Francisca Marta Barbosa, a intenção é apresentar, aos visitantes, esses alimentos do agroextrativismo do Cerrado tocantinense. “Ou seja, mostrar as oportunidades dos diversos produtos naturais, valorizando a diversidade do agroextrativismo e a integração na sociobioeconomia, ao utilizar os recursos de forma natural e sustentável, promovendo a conservação dos biomas e o bem-estar da população”, afirma a engenheira Agrônoma.  

A Cozinha Show conta com os parceiros Articulafito, Fiocruz, MDA, Restaurante Temperança e Slow Food-BA. A Feira iniciará na próxima terça-feira, 14, e sua programação seguirá até o sábado, 18, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha. 

Anúncio no meio do texto

Bioeconomia

No dia 16, na Agrotins 2024, entidades estaduais, federais e internacionais irão se reunir para debater a bioeconomia, enquanto conjunto das atividades econômicas baseadas na utilização sustentável dos recursos biológicos renováveis. “A intenção é reestruturar as cadeias produtivas do extrativismo em atividades da sociobiodiversidade, valorizando a diversidade biológica social e cultural brasileira e tocantinense”, explica a engenheira agrônoma da Seagro, Francisca Marta Barbosa.

Participarão da reunião: Seagro, MDA, Agência de Cooperação Alemã-Giz, Articulafito, Fiocruz e o Ruraltins.

Realização

A Agrotins é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas do agro, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais