Fiscalização ambiental realiza patrulhamentos contra pesca predatória

Ação do Naturatins busca coibir práticas ilegais e garantir a preservação dos estoques pesqueiros durante a piracema.

Nesse domingo, 9, os fiscais ambientais do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) concluíram ação fiscalizatória com patrulhamentos aquáticos e terrestres nos municípios de Lagoa da Confusão, Pium e Caseara. A ação visou coibir a pesca predatória durante o período da piracema, que segue até o dia 28 deste mês.

A piracema é a fase em que os peixes sobem os rios para a reprodução, tornando-se um período crítico para a preservação das espécies. Durante esse tempo, a pesca fica proibida em diversos trechos dos rios e lagos tocantinenses, com exceção das modalidades permitidas para subsistência e pesca esportiva, de acordo com as regulamentações vigentes.

Anúncio no meio do texto

O gerente de Fiscalização Ambiental do Naturatins, Cândido José dos Santos Neto, destacou a importância da operação para a proteção dos estoques pesqueiros da região. “Estamos reforçando a presença da fiscalização para garantir que a legislação ambiental seja cumprida. Nosso objetivo é proteger a fauna aquática e assegurar que as futuras gerações também possam desfrutar dos recursos naturais de forma sustentável”, afirmou.

A operação conta com o uso de embarcações e veículos terrestres, permitindo o monitoramento de áreas estratégicas conhecidas pela prática ilegal da pesca predatória. Além das abordagens e orientações aos pescadores, os fiscais também verificam o cumprimento das normas ambientais e podem apreender equipamentos irregulares, além de aplicar multas e sanções administrativas aos infratores.

Canais de denúncias

O Naturatins reforça a importância da colaboração da população na denúncia de atividades ilegais por meio de seus canais oficiais. “O respeito ao período da piracema é fundamental para a manutenção do equilíbrio ecológico e a sustentabilidade da pesca no Tocantins”, destacou o fiscal ambiental Erivaldo Martins.

O atendimento às denúncias acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, por ligação no 0800 063 11 55 e por mensagem pelo Linha Verde Zap (63) 99106-7787.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais