Festival Arruaça de Teatro de Rua estreia em Palmas com programação gratuita

A capital tocantinense recebe a partir desta quinta-feira, 27, até domingo, 30 a 1ª edição do Festival Arruaça de Teatro de Rua, evento que transforma os espaços públicos de Palmas em palcos abertos. Com programação totalmente gratuita, o festival traz espetáculos, oficinas formativas e debates sobre a arte teatral, democratizando o acesso à cultura.

Para Patrícia de Sá, presidente do Grupo Um Ponto Dois, “O Arruaça representa a materialização de um sonho coletivo de artistas que querem ocupar os espaços públicos com arte, colaborando para democratização do acesso à cultura e essa primeira edição só é possível graças às políticas públicas como as Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc”.

Todos os eventos contam com recursos de acessibilidade, como interpretação em Libras e audiodescrição. As oficinas formativas, ministradas por artistas reconhecidos nacionalmente, exploram técnicas vocais, corporais e musicais voltadas para o teatro de rua. “As inscrições para as oficinas se encerraram no dia 26 de março, mas a programação artística é gratuita, aberta ao público e livre para todas as idades”, afirmou Pedro Macedo, produtor executivo do festival.

Anúncio no meio do texto

Realização e apoio

O festival é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) da Secretaria de Cultura do Estado do Tocantins, e possui também uma programação formativa realizada com aportes da Lei Paulo Gustavo por meio da Fundação Cultural de Palmas e com produção do Grupo Um Ponto Dois. Conta ainda com parceria da Federação Tocantinense de Artes Cênicas (FETAC), da Rede Olhos D’Água e do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Tocantins.

Programação completa

Quinta-feira (27 de março) 

17h – Cortejo de Abertura no Calçadão da Avenida Tocantins (Taquaralto), com concentração em frente à Igreja da Praça Taquaralto

19h – Mesa Temática “O Teatro de Rua no Brasil” com Vanéssia Gomes (CE) e Justino Vettore (TO) na Pracinha da Cultura (Morada do Sol)

Sexta-feira (28 de março)

14h – Oficina de Preparação de Voz para Teatro de Rua com Babaya (MG) no Laboratório de Música da UFT

19h – Espetáculo “Inventando Modas” do Grupo Boca do Lixo (GO) em frente ao Museu Casa Sussuapara (Parque Cesamar) Direção: João Artigos

20h- Espetáculo “Amargo que nem jiló” Grupo Jilozeiros (TO) direção: Ivana Cruz

Sábado (29 de março)

10h – Oficina de Preparação Corporal com Fernando Vettore (PR) no Espaço Mais Cultura Marcélia Belém (1304 Sul)

18h – Espetáculo “Brincar é Pegar uma Liberdade” do Grupo Ará (TO) com direção de Renata Ferreira

19h – Espetáculo “Sou Poeta” do grupo A Barraca (TO) com direção de Magna Carneiro

Domingo (30 de março)

15h – Oficina de Percussão com Tambores do Tocantins com Márcio Bello (TO) no Centro de Criatividade Maria dos Reis (Taquaruçu)

18h – Espetáculo “Maria Julieta e Zé Romeu” do Grupo Um Ponto Dois (TO), com direção de Bárbara Tavares

19h – Espetáculo “Os Viajantes” do grupo Artpalco (TO), com direção de Wagner Bárbara

Serviço

Festival Arruaça de Teatro de Rua

Data: 27 a 30 de março de 2025

Locais: Diversos pontos de Palmas

Entrada franca (Com passagem de chapéu pelos artistas, onde público contribui com o que desejar)

Informações: @grupoupd no Instagram

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais