Feriado da Consciência Negra terá evento cultural em Araguaína

Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, Araguaína realizará, nesta quarta-feira, 20 de novembro, um evento voltado à conscientização sobre a luta antirracista. A ação, viabilizada pela Lei Paulo Gustavo, será realizada no Espaço Cultural, a partir das 19h30, com entrada gratuita.

Com o tema “Cultura, História e Resistência”, o evento contará com palestras, música ao vivo e outras atividades que ressaltam a relevância da pauta, visando promover uma reflexão sobre a importância da diversidade e da igualdade racial. A iniciativa tem o apoio do Governo Federal e da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer.

De acordo com Diogo Jucá, músico e coordenador do evento, é emocionante ver cultura e aprendizado se unindo para promover uma sociedade mais consciente. “É um momento para refletirmos sobre a importância da valorização da cultura negra e respeito à diversidade. Nós vamos celebrar a história, a resistência e as contribuições da comunidade negra”.

Programação

Entre os palestrantes do evento está o mestre em Ensino de Ciências e Matemática e coordenador geral do Centro de Direitos Humanos de Araguaína, Dhiogo Thomaz. Ele conduzirá uma roda de conversa sobre a “Herança colonial escravocrata e suas implicações para as relações afro-brasileiras atualmente”, promovendo reflexões sobre diversidade e igualdade racial.

Outro destaque será o professor e pesquisador tocantinense, Leomar Alves de Sousa, reconhecido pelo trabalho em literatura e cultura afro-brasileira. Ele fará uma declamação de poemas que fortalecem a identidade e a inspiração das pessoas negras.

O evento também oferecerá apresentações musicais ao vivo, organizadas em uma cronologia especial para enriquecer a experiência do público. Além disso, haverá um espaço lúdico dedicado às crianças e um intérprete de Libras para garantir a inclusão de todos os participantes.

“Essa ação é uma forma de dizer sim ao reconhecimento das lutas e celebração da história. Acreditamos num futuro mais justo e inclusivo, e convidamos toda a cidade para participar desse momento”, acrescenta Diogo.

Sobre o feriado

Após anos de debates e mobilizações, o Congresso Nacional aprovou a lei que tornou o Dia da Consciência Negra um feriado oficial em todo o Brasil. Devido a isso, nesta quarta-feira, 20, não haverá expediente nos setores administrativos e de atendimento da Prefeitura de Araguaína. 

Serão mantidos os serviços essenciais e de emergência, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Pronto Atendimento Infantil (PAI) e Hospital Municipal de Araguaína (HMA).

O Restaurante Popular funcionará normalmente, das 10 às 14 horas. As linhas de transporte coletivo seguirão a escala de domingos e feriados. O serviço de coleta de lixo não sofrerá alterações.

Os atendimentos da Guarda Municipal de Araguaína (GMA) e Defesa Civil funcionarão normalmente, podendo ser acionados respectivamente pelos telefones 153 e 199. 

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais