Exposição ‘Festividade em Cores’ segue aberta na Galeria Aman

Em uma exposição que propõe despertar sentimentos do espectador a partir das cores, a mostra comercial coletiva ‘Festividade em Cores’, segue aberta para visitação na Aman Galeria de Arte até o dia 29 de fevereiro.

Baseando-se em estudos que evidenciam a influência nas emoções humanas, desde o século XIX, na Alemanha, as teorias das cores têm sido aprimoradas e aplicadas intencionalmente em diversas áreas, como arquitetura, design e marketing. Na arte visual, os artistas escolhem conscientemente cores que refletem os sentimentos que desejam expressar. Na Galeria, a mostra reúne obras dos artistas Ângela Leal, Luiz Rocha, Marcos Dutra, Pierre de Freitas, Ronan Gonçalves, Sérgio Lobo, Solange Alves e Thiago Nascimento.

Em ‘Festividade em Cores’, a curadoria escolheu obras que levam em conta a psicologia das cores. “Mais do que expressar sentimentos específicos, a exposição visa proporcionar uma experiência única a cada visitante, destacando o impacto positivo que uma obra de arte pode ter no ambiente pessoal ou profissional”, pontua Kelly Souza, que ao lado de Nicia Prado, forma a dupla de galeristas e proprietárias da Aman. 

Anúncio no meio do texto

Segundo Kelly, a exposição é  uma oportunidade para que o público tenha contato com a arte de uma forma diferente. “Festividade em Cores’ proporciona uma experiência sensorial ímpar aos visitantes ao explorar a relação entre cores e emoções durante as festividades de fim de ano. É uma oportunidade única para adquirir arte, seja para você ou para que seu presente seja imbuído do clima de fim de ano, de amor, renovação e esperança”, afirma.

Com um enfoque conceitual no movimento interior gerado pelas festividades, os sentimentos escolhidos para a exposição que são refletidos nas obras incluem ‘Desacelerar’ (calma, equilíbrio, paz e aceitação), ‘Acolher’ (conforto, afeto, carinho, gentileza, união e paixão), ‘Energizar’ (alegria, diversão e otimismo) e ‘Transformar’ (fé, força, coragem, esperança e liberdade).

Conforme Nícia, os trabalhos que integram a mostra e buscam transmitir os sentimentos de ‘Desacelerar’ e ‘Acolher’ apresentam cores mais frias, enquanto aqueles destinados a transmitir os sentimentos de ‘Energizar’ e “Transformar’ possuem tonalidades mais quentes.

“O poder das cores vai além de simples pigmentos, ele molda nosso humor, nossas emoções e até mesmo nossos anseios. Nosso cérebro, ao reconhecer uma cor, a transmuta em uma sensação ou sentimento. Esse processo cognitivo é potencializado quando associado à estética, representando o que temos de mais genuíno em nossa relação com as artes e com aqueles com quem compartilhamos essa experiência”, finaliza.

Localizada na 108 Norte, Avenida NS 6, Lote  HM 12, Sala 4, a Galeria se tornou ponto de encontro para a comunidade artística local e vem promovendo uma série de eventos e atividades interativas ao longo do último ano, como oficinas, workshops e debates, criando um ambiente rico para artistas, estudantes e apreciadores da arte.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais