Ex-senador José Bonifácio morre aos 74 anos após acidente em Tocantinópolis
O ex-senador e ex-deputado estadual José Bonifácio Gomes de Souza, de 74 anos, morreu nesta segunda-feira (1º) em Araguaína, onde estava internado havia quatro dias após sofrer um acidente de trânsito em Tocantinópolis, no norte do Tocantins. Ele bateu o carro em uma árvore na noite de 26 de novembro, na Avenida Airton Sena, e foi transferido para Araguaína, onde não resistiu.
Bonifácio exerceu diversos cargos públicos ao longo da carreira. Foi senador pelo Tocantins entre 1995 e 2003, deputado estadual por dois mandatos, vereador e prefeito de Tocantinópolis por três gestões. Também presidiu a Associação Tocantinense de Municípios (ATM) entre 1997 e 2002. Ele era irmão do atual prefeito da cidade, Fabion Gomes (PL).
Segundo a Prefeitura de Tocantinópolis, o velório ocorrerá no Ginásio Poliesportivo, aberto ao público, em horário a ser confirmado após a liberação do corpo.
Notas de pesar
A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) lamentou a morte do ex-parlamentar e destacou sua trajetória pública.
“José Bonifácio deixa um legado de relevantes serviços prestados ao povo tocantinense durante sua vida pública”, diz trecho da nota divulgada pela Casa.
A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) também manifestou pesar.
“Figura pública de grande relevância para o Tocantins, José Bonifácio deixou sua marca na história municipalista”, afirma a entidade.
A ex-prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro declarou ter recebido a notícia “com profunda tristeza”.
“Tive a grata oportunidade de conviver de perto com Bonifácio e reconhecer sua autenticidade, sinceridade e fidelidade”, afirmou.
A secretária dos Povos Originários e Tradicionais, Narubia Werreria, divulgou nota pela SEPOT, afirmando que o ex-senador foi “uma das importantes lideranças do Bico do Papagaio”.
“Em nome da Sepot e todos os servidores expresso nossas sinceras condolências”, afirmou.
O prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel, também manifestou solidariedade.
“Neste momento de extrema dor, rogo a Deus para que os corações de familiares, amigos e admiradores possam ser confortados”, declarou.
O deputado federal Tiago Dimas afirmou que o estado perdeu “um homem público forte, firme em suas opiniões e de grande trabalho prestado para a região e para o Tocantins”.
“Que Deus possa confortar todos os corações de familiares, amigos e admiradores de José Bonifácio”, escreveu.
O deputado estadual Marcus Marcelo Barros também lamentou a morte.
“Seu legado permanece vivo na história do estado e na memória de todos que conheceram seu compromisso com o progresso e o bem-estar da população”, afirmou.
O Jornal Primeira Página também lamenta o ocorrido e se solidariza com os amigos e familiares nesse momento de pesar.
