Estado prorroga prazo para a realização da declaração de informações pecuárias

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), prorrogou o prazo para declaração de informações pecuárias para o dia 10 de junho. O produtor rural que ainda não declarou seu rebanho deve procurar a Adapec e realizar a atualização das informações para todas as espécies de animais de produção existentes na propriedade rural. A estimativa da Adapec é receber 115 mil declarações de explorações pecuárias.

A medida visa ao controle sanitário das espécies para manutenção dos status sanitários. “A atualização cadastral é uma ferramenta importante para medidas preventivas e de controle de doenças que podem causar grandes prejuízos econômicos, sociais e culturais”, explica o responsável técnico pelo Programa Estadual de Vigilância em Febre Aftosa, João Eduardo Pires.

A declaração é obrigatória e garante a movimentação do rebanho, uma vez que a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) está condicionada à efetivação do ato por parte do produtor rural. As espécies animais envolvidas são: bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes, abelhas e animais aquáticos. Quem deixar de declarar estará sujeito à multa no valor de R$ 127,69 por propriedade e ainda a outras sanções.

Anúncio no meio do texto

O prazo antes previsto era 31 de maio e, com a prorrogação, o produtor terá até 10 de junho. Para realizar a declaração, basta procurar a unidade de atendimento da Adapec mais próxima e preencher a carta-aviso com os dados solicitados.

Dados

Em novembro de 2023, foram contabilizadas 115.924 declarações de explorações pecuárias, um índice de 96,1%. O rebanho de bovídeos (bovinos e bubalinos) chegou a 11.324.395 cabeças. As demais espécies registraram: 191.430 suínos; 89.459 ovinos; 9.830 caprinos; 192.408 equídeos e 1.889.710 de aves de subsistência.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais