Estado prorroga inscrições do processo seletivo para diretor de escola estadual

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), prorrogou até o dia 4 de setembro as inscrições do processo seletivo para a função pública de Diretor de Unidade Escolar da rede estadual de ensino. A inscrição é gratuita para todos os candidatos e é realizada, exclusivamente, pela internet, no endereço eletrônico www.unitins.br/concursos/publico.

Para participar do processo seletivo é necessário ser servidor efetivo integrante do quadro do magistério na Educação Básica, ter sido aprovado no estágio probatório e possuir título de licenciatura plena ou de bacharelado com complementação pedagógica, além de atender aos critérios de competências técnico-profissionais para o exercício da função de diretor.

Também é critério de seleção, conforme Edital Nº 3 de Retificação, ter no mínimo, três anos de experiência comprovada em docência, que não é referente só à regência, está vinculada também ao atendimento pedagógico aos estudantes.

Anúncio no meio do texto

O processo para seleção de diretores das unidades escolares faz parte do Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE). A medida visa a efetivação da gestão democrática das unidades escolares estaduais e atende à Meta 22 do Plano Estadual de Educação (PEE).

Etapas

O processo seletivo para a função de diretores escolares terá as seguintes etapas: I – Avaliação de Competência Técnica (prova objetiva), de caráter eliminatório e classificatório; II – Entrega e Avaliação do Plano de Gestão Escolar, de caráter eliminatório e classificatório; III – Entrega e Avaliação da documentação comprobatória dos títulos, de caráter classificatório; IV – Entrevista dos candidatos, de caráter eliminatório e classificatório.

Os aprovados exercerão o cargo de gestor escolar por até três anos, admitida uma recondução desde que se submeta a novo processo de seleção.

As unidades escolares, regidas por convênios ou outros instrumentos congêneres celebrados com a Seduc, utilizam-se de outros critérios técnicos para a escolha de diretores. Entre essas escolas estão: as comunidades indígenas e quilombolas; as da Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO); as Unidades Prisionais e os Centros de Socioeducação e as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes).

As informações sobre o processo de seleção podem ser acessadas no site da Unitins www.unitins.br/concursos/publico.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais