Estado participa de intercâmbio para desenvolvimento da cadeia produtiva do babaçu

A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), por meio da Diretoria de Agricultura Familiar, participa nos dias 25 e 26, em São Luís/MA, de um debate sobre o desenvolvimento da cadeia produtiva da soja e do babaçu. O evento contará com a participação de instituições, organizações, sociedade civil e agroextrativistas de diversas regiões do país.

O encontro é patrocinado pela Agência internacional Alemã Deustsche Gesellschaft Fur Internacionale Zusammenarberit (GIZ), tendo como objetivo promover a produção sustentável da soja e de produtos da sociobiodiversidade, como babaçu, carnaúba e jaborandi.

Na ocasião, será apresentado o projeto maranhense que atua na microrregião de Chapadinha, mostrando como experiência o cultivo da soja, compartilhando o território com sistemas agrícolas extrativistas realizados por comunidades tradicionais e agricultores familiares. O foco é promover soluções integradas para a conservação do bioma Cerrado, produção sustentável e inclusão socioprodutiva.

De acordo com a engenheira agrônoma e participante do evento, Francisca Marta Barbosa, a ação é uma agenda de diálogos, sendo um convite ao Tocantins da Agência Alemã para discutir as experiências de outros estados. “A intenção é promover o intercâmbio de conhecimento entre os atores promotores da cadeia do babaçu, visando à cooperação e ao diálogo permanente para articulações e construções para melhoria da cadeia de valores do babaçu”, ressalta a engenheira agrônoma.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais