Estado disponibiliza o aplicativo de monitoramento pesqueiro EuPescador

O Governo do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), em parceria com a Agência de Tecnologia de Informação (ATI), disponibilizou nesta terça-feira, 26, no Google Play Store, o aplicativo EuPescador. Desenvolvida no âmbito do Pró-Espécies, a ferramenta permite, ao cidadão, participar do monitoramento pesqueiro realizado pelo órgão ambiental no estado do Tocantins.

Para acessar os serviços do EuPescador, o usuário precisa acessar o Play Store, buscar o aplicativo, realizar a instalação e, em seguida, preencher todas as informações solicitadas para concluir o cadastro. Ou acessar aqui e seguir as instruções para instalar a ferramenta.

De acordo com o biólogo da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas (Dbap) do Naturatins, Oscar Vitorino, a plataforma foi desenvolvida para que o usuário possa entender de forma intuitiva o seu funcionamento e estar apto a utilizar a biblioteca de peixes, que contém diversas informações sobre as espécies encontradas nos rios Tocantins e Araguaia, além de permitir o registro e envio destas informações para o Naturatins.

EuPescador

Lançado em 1° de novembro de 2023, o EuPescador é uma ferramenta inovadora pioneira no Brasil. Disponível para todo cidadão tocantinense, ele oferece ao público a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre as diversas espécies de peixes dos rios locais. “O aplicativo não só fomenta a conscientização ambiental e a preservação dos recursos pesqueiros, mas também fornece dados valiosos que ajudam o Naturatins a desenvolver e aprimorar normativas de pesca, garantindo a sustentabilidade das espécies e dos ecossistemas aquáticos”, explicou o biólogo Oscar Vitorino. 

Pró-Espécies

O aplicativo foi desenvolvido no âmbito do projeto Pró-Espécies: todos contra a extinção, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e que conta com 13 Planos de Ação para a conservação de espécies ameaçadas de extinção. O Naturatins coordena os Planos de Ação dos Territórios Cerrado Tocantins e Meio Norte. O processo de desenvolvimento do aplicativo contou com a equipe técnica do Naturatins, do WWF-Brasil, o professor Hilmer Neri da Universidade de Brasília e alunos do curso de Engenharia de Software.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais