Estado alerta sobre o fim do prazo para a finalização de processos de CNH vencidas

O Governo do Tocantins, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), alerta aos candidatos que abriram o processo de obtenção da primeira habilitação a partir do 18 de junho de 2020 e que venceram no dia 31 de dezembro de 2024, que possuem até esta segunda-feira, 31 de março, para finalizar o processo. O prazo é uma determinação do Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), conforme ofício-circular nº 996/2024.

O Detran/TO informa que está contemplado nesta decisão, o aluno que:

● Finalizou a carga horária das aulas prática até o dia 31 de dezembro de 2024;

Anúncio no meio do texto

● Resta somente a prova prática de direção para ser realizada.

O candidato que não se enquadrar nestas condições não poderá finalizar o procedimento, perde o processo e tem que reiniciar.

A decisão da Senatran da prorrogação estava restrita somente a algumas associações de autoescolas em determinados estados, porém, a nova decisão se estende a todo o país, beneficiando milhares de candidatos. Um levantamento do Detran/TO identificou 967 processos que concluíram as aulas práticas no tempo estabelecido e poderão fazer a prova.

O que fazer?

Se o usuário se encaixa nesta situação, o Detran/TO orienta que procure o Centro de Formação do Condutor (CFC) em que abriu o processo ou o órgão para agendar a realização da prova prática e seguir com os demais procedimentos.

Contexto pandêmico

Os processos de primeira habilitação normalmente possuem prazo de validade de um ano em todo o território nacional. Contudo, em 2020, devido às dificuldades da pandemia, houve a prorrogação para a finalização dos processos pela Senatran, para que os candidatos não se prejudicassem devido às normas e exigências estabelecidas pelas autoridades de saúde. Agora, estes processos possuem um prazo final para serem concluídos. 

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais