Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros chega à 23ª edição

Servidores da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas (DBAP) do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) participam do 23º Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros – Edição Especial Educação Que Transforma, na Vila de São Jorge, distrito de Alto Paraíso de Goiás. Com o intuito de promover a valorização das raízes culturais do País, o evento teve início nesta quarta-feira,13, e segue até domingo, 17.

O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas, Dalmir da Silva Jorge, destacou que a presença dos servidores no evento é fundamental para enriquecer os trabalhos que o Naturatins já desenvolve nas comunidades tradicionais que residem nas Unidades de Conservação (UCs) do Estado. “O evento nos oportuniza observar a realidade, conhecer o processo evolutivo, cultural e econômico das comunidades tradicionais, com intuito de levar essas experiências para subsidiar futuras ações da DBAP nas nossas comunidades tradicionais do nosso Estado”, frisou.

A gerente de Suporte e Desenvolvimento Socioeconômico do Naturatins, Vanessa Braz, reiterou a importância da participação do órgão ambiental no evento. “Durante esses dias nós faremos uma imersão em pautas importantes e pertinentes aos trabalhos que já desenvolvemos no Tocantins com as comunidades tradicionais. Podermos dialogar sobre as vivências, experiências  e iniciativas que ocorrem aqui, vai nos ajudar a levar para o nosso Estado ideias que com certeza, agregarão ao nosso trabalho, que visa dar suporte ao desenvolvimento socioeconômico das nossas comunidades”, destacou.

Anúncio no meio do texto

Nesta quarta-feira, 13, a equipe participou de rodas de conversa que tiveram como temas Entre Tramas e Raízes: Desafios e Demandas na Preservação da cultura e artesanato tradicionais em Goiás; Horizontes Sustentáveis: Uma análise das políticas públicas para turismo e cultura no Estado de Goiás; e Caminhos Sustentáveis: Turismo, Arte e Cultura na Promoção do Desenvolvimento de povos indígenas e comunidades tradicionais.  

Na quinta-feira, 14, por sua vez, eles participarão de rodas de conversa com as seguintes temáticas: Sociobiodiversidade em foco: uma jornada criativa na economia sustentável por meio do turismo; e Experiência Turística na Chapada: Turismo cultural e de base comunitária na região da Chapada dos Veadeiros. Além disso, eles participarão nos dias 15, 16 e 17 de conferências temáticas das culturas populares e tradicionais.

Visita técnica ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Ainda durante o evento, a equipe do Naturatins realizará visitas técnicas na região da Chapada dos Veadeiros para conhecer as comunidades originárias e tradicionais, bem como buscar entendimento sobre a gestão de uso público do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Sobre o encontro

Realizado pela Casa de Cultura Cavaleiro de São Jorge, o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros faz parte do calendário cultural anual do Estado de Goiás e beneficia o público regional, nacional e internacional.

Em 23 anos de história, o Encontro já reuniu 575 atrações culturais, mais de 196 oficinas e cerca de 200 rodas de prosa. Uma média de 460 mil pessoas já participaram das atividades, fortalecendo também a região da Chapada dos Veadeiros.

Esta Edição Especial Educação que Transforma conta com a co-realização da Prefeitura de Alto Paraíso de Goiás, por meio da Secretaria de Turismo do Município, da UFG (Universidade Federal de Goiás), do Ministério da Cultura e do Governo Federal; parceria da ASJOR (Associação dos Moradores da Vila de São Jorge); apresentação do Fundo de Arte e Cultura de Goiás e da Secult Goiás, por meio de projetos contemplados pelo edital de fomento aos Festivais e Eventos e pelo edital de fomento ao Artesanato do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2023; e apoio da Goiás Turismo e do Governo de Goiás.

A programação conta com Conferências Temáticas das Culturas Populares e Tradicionais que reúne mais de 50 mestres de cultura popular de todo o Brasil.

Ainda acontecerão rodas de prosa, palestras, oficinas, shows, exposições e a Feira de Experiências Sustentáveis do Cerrado.

Entre as atrações musicais estão o rapper Gog/DF, o grupo Tambores do Tocantins/TO e Martinha do Coco/PE. (Com informações da organização do Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros)

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais