Em sessões extraordinárias, vereadores aprovam iniciativas para fortalecer cidadania

A Câmara Municipal de Palmas (CMP) realizou nesta quinta-feira (07), Sessões Extraordinárias, no plenário da Casa Legislativa. Com uma pauta diversificada, a sessão foi marcada pela aprovação de projetos que impactam diretamente áreas como saúde, inclusão, direitos das mulheres, segurança e cidadania.

Entre os destaques da Ordem do Dia, está o Projeto de Lei Complementar nº 06/2025, de autoria do Poder Executivo, que altera o uso de solo de um lote destinado a empreendimentos habitacionais, promovendo ajustes importantes na política urbana da capital.

Combate ao Assédio e Mais Direitos para Mulheres

Anúncio no meio do texto

A vereadora MaryCats da Causa Animal (Podemos) teve três projetos aprovados alinhados com ênfase na garantia de direitos e na valorização da mulher. Um deles cria a Política Pública de Combate ao Assédio Sexual em ônibus de transporte coletivo (PL nº 22/2025), enquanto outro (PL nº 38/2025) obriga a fixação de placas informativas sobre o direito da mulher a ter acompanhante durante atendimentos de saúde, conforme a Lei nº 14.737/2023.

Além disso, também foi aprovado o PL nº 141/2025, que determina a instalação de placas informativas sobre o direito de alimentar animais em situação de rua, com base na Lei Estadual nº 4315/2023.

Inclusão e Acessibilidade

Com foco na ampliação da cidadania e da inclusão social, o vereador Rubens Uchôa (União) teve três propostas aprovadas:

  • O Selo “Empresa Amiga do Autista” (PL nº 61/2025), que reconhecerá estabelecimentos que promovem práticas inclusivas;
  • A prioridade no atendimento a pessoas em tratamento de saúde como quimioterapia e hemodiálise (PL nº 63/2025);
  • E a criação de diretrizes para combater o preconceito relacionado à saúde mental (PL nº 70/2025).

Reconhecimento e Utilidade Pública

A sessão também foi marcada por homenagens e reconhecimento a entidades e cidadãos. Foram aprovados projetos que concedem o Título de Cidadão Palmense a personalidades como Roniclay Alves de Morais, Arlinda Carla Gomes, Gilberto Simone Nastari, Maria Moreira da Silva e Fernando Fernandes Garcia.

Duas instituições foram oficialmente reconhecidas como de utilidade pública: a Associação Movimento pela Vida do Tocantins (PL nº 108/2025) e o Instituto Nacional de Saúde, Inovação, Desenvolvimento e Educação – INSIDE (PL nº 311/2025), ambos propostos pela vereadora Thamires do Coletivo Somos.

Cultura e Responsabilidade Social

Um dos projetos aprovados, de autoria do vereador Marilon Barbosa (Republicanos), proíbe o uso de verba pública para eventos e shows que façam apologia ao crime organizado, violência ou drogas (PL nº 75/2025). A proposta visa preservar os valores culturais e éticos nos eventos patrocinados pelo poder público.

Além disso, foi aprovada a criação da Semana da Maternidade Atípica, com foco em dar visibilidade e apoio às mães de crianças com deficiência, também de autoria da vereadora Thamires.

Informações: Paulo de Deus

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais