Em plantão no feriado, TRE-TO realiza mais de 1.600 atendimentos em todo o estado
Garantindo acesso aos serviços eleitorais a todos os cidadãos tocantinenses, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) atuou em regime de plantão no feriado desta quarta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador. Na reta final para o fechamento do cadastro, todos os 33 cartórios eleitorais do estado prestaram atendimento das 8h às 14h.
Ao todo, foram realizados 1.647 atendimentos. Nos dois maiores colégios eleitorais do Tocantins, Palmas e Araguaína, a 29ª Zona Eleitoral de Palmas efetuou 427 prestações de serviço, sendo 56 delas por meio da Central de Atendimento Virtual ao Eleitor (Cave); já a 1ª ZE de Araguaína realizou 198 atendimentos.
Entre os serviços oferecidos, a maioria dos eleitores procurou a transferência (mudança de domicílio eleitoral), representando cerca de 48% dos atendimentos, com 793 operações. Já 28% foram em busca da revisão (atualização de dados, regularização) e 23% tiraram o primeiro título, ou seja, fizeram o alistamento eleitoral. No total, apenas no plantão de 1º de maio, 392 novos eleitores se juntaram ao eleitorado tocantinense e poderão exercer o voto pela primeira vez nas eleições municipais de outubro.
Plantão no fim de semana
O cadastro eleitoral fecha no dia 8 de maio e para atender o maior número de pessoas, o TRE-TO estará também em regime de plantão no sábado e domingo dos dias 4 e 5 de maio. Todos os cartórios eleitorais do estado atenderão das 8h às 14h.
Na oportunidade, pessoas que trabalham ou estudam durante a semana e não podem comparecer ao cartório para tirar, atualizar ou regularizar o título de eleitor, poderão ter acesso a todos os serviços eleitorais.
Esta medida foi determinada pelo presidente do TRE-TO, desembargador João Rigo Guimarães, por meio da Portaria nº 157/2024.
Atendimento online
O eleitor também pode buscar atendimento por meios virtuais. No portal da Justiça Eleitoral, está disponível a página do autoatendimento, onde são oferecidos serviços como transferência, emissão de segunda via do título, regularização de pendências e inclusão do nome social.
Além disso, o cidadão pode entrar em contato com a Central de Atendimento Virtual ao Eleitor (Cave) por meio do WhatsApp 0800 6486 800, tendo acesso aos mesmos serviços e também à seção de combate à desinformação “Fato ou Boato” e à “Ouvidoria do TRE-TO” para denúncias, sugestões, críticas e elogios.
Vale ressaltar que o serviço de alistamento eleitoral, ou seja, tirar o primeiro título, só pode ser garantido presencialmente. Isso acontece devido à necessidade da coleta biométrica, que não pode ser feita virtualmente.