Em Brasília, Laurez pede medidas para reduzir impacto de tarifas dos EUA nas exportações do Tocantins

O governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira, reuniu-se na manhã desta quinta-feira (25), em Brasília, com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, para solicitar apoio federal na diversificação da matriz exportadora do estado e na abertura de novos mercados para os produtos tocantinenses.

Durante o encontro, Laurez destacou que o recente tarifaço imposto pelos Estados Unidos a produtos brasileiros reforça a necessidade de ampliar destinos comerciais.

“Eu sempre tive a preocupação de industrializar o nosso estado. E, para alcançar esse objetivo, entendo que o primeiro passo é procurar quem pode nos apoiar de forma estratégica, que é o vice-presidente Geraldo Alckmin. O Tocantins tem um grande potencial produtivo, mas precisamos avançar na agregação de valor e na abertura de portas para que nossos produtos cheguem cada vez mais longe”, afirmou.

Anúncio no meio do texto

Produtos afetados e pauta prioritária

De acordo com a Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (Sics), os segmentos mais afetados pela sobretaxa norte-americana são os de carne bovina e produtos do setor pet, que foram apresentados como prioritários na reunião.

Alckmin entregou ao governador o Plano Tocantinense de Cultura Exportadora, elaborado em conjunto entre o ministério, a Sics e a ApexBrasil, no âmbito da Política Nacional de Cultura Exportadora (PNCE). O governador aproveitou a ocasião para convidar o vice-presidente a participar do Fórum Estadual da Micro e Pequena Empresa (Femeto), marcado para os dias 3 e 4 de dezembro em Palmas, convite que foi bem recebido.

Agroindústria e apoio federal

O vice-presidente ressaltou que o governo já atua por meio do programa Brasil Mais Produtivo, voltado a apoiar micro, pequenas e médias empresas. “O Tocantins é um estado que eu ajudei a criar como constituinte e que vai avançar muito. Nós iremos trabalhar para agregar mais valor ao setor, atrair novas empresas e incentivar o crescimento dos pequenos negócios”, disse.

O senador Irajá reforçou a importância da abertura de mercados como Europa, Ásia, Oriente Médio e China. “A abertura desses novos mercados tem uma relevância enorme, porque impacta diretamente a vida dos tocantinenses, na geração de emprego, de renda, no estímulo à iniciativa privada e no apoio aos nossos empresários”, afirmou.

Logística e estudos geoeconômicos

O encontro também discutiu a relevância da BR-142 como via de integração continental, ao transpor a Ilha do Bananal e ligar os oceanos Atlântico e Pacífico. O Governo Federal confirmou apoio à realização de novos estudos geoeconômicos, iniciados pelo Tocantins, para atualização do mapa geológico estadual.

Participaram da reunião, além de Alckmin e Laurez, o senador Irajá, o secretário de Esportes e Juventude, Juarez Moreira, o secretário da Indústria e Comércio, Carlos Humberto Lima, e o deputado federal Tiago Dimas.

Informações: Claudivan Santiago/Governo do Tocantins

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais