Eduardo Siqueira chega com 51% e Janad Valcari com 43% para a inédita decisão de 2º turno em Palmas neste domingo, dia 27 de outubro
A eleição para a prefeitura de Palmas em 2024, que já vinha cercada de expectativa desde o início, provocada pelo fato da capital estar apta a ter dois turnos como aconteceu, também ficará marcada na história pela disputa ter se tornado acirrada e sofrer reviravoltas, antes da votação do próximo domingo, dia 27 de outubro.
É o que mostra a última pesquisa de intenção de voto realizada pelo Jornal Primeira Página e o seu Instituto Vópe, que está registrada no Tribunal Superior Eleitoral TSE sob o número TO-06654/2024, com 800 eleitores sendo entrevistados entre os dias 22 a 24 de outubro de 2024.
Eduardo Siqueira Campos, candidato do Podemos, filho do ex-governador Siqueira Campos e herdeiro do seu legado político, manteve a espiral de crescimento iniciada já antes do primeiro turno e está à frente de Janad Valcari, do PL, com uma vantagem de oito pontos percentuais.
Eduardo Siqueira foi indicado por 51% dos eleitores entrevistados, enquanto Janad Valcari obteve 43%. Indecisos somam 4% e branco ou nulo representam 2%.
O levantamento tem margem de erro de 3,5% para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%. Palmas foi dividida em cinco setores formando conglomerados com os bairros da capital.
Destaca-se que as cartadas finais dos QGs dos dois candidatos, as estratégias e todo tipo de esforços ainda deverão ocorrer a partir desta quinta-feira, 24, data em que a pesquisa do Vópe está sendo publicada, até a manhã do dia da eleição, no domingo, 27 de outubro.
Além disso, diversos eventos de campanha também vão acontecer, entre eles o debate da TV Anhanguera (afiliada da Globo), marcado para a noite desta sexta-feira, 25.
Janad Valcari, a candidata do PL, partido do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, que adotou como uma de suas estratégias neste segundo turno, nacionalizar o pleito, deverá contar com a companhia do próprio Bolsonaro no debate na TV, além da participação dele em carreatas, visitas e reuniões no sábado, 26, véspera da votação.
Eduardo Siqueira Campos, por outro lado, mostrou neste segundo turno, que conseguiu agregar apoio de vários segmentos da sociedade e reunir lideranças diversas em torno do seu nome, em contraste com a sua campanha no primeiro turno, e isto claramente fez a diferença no seu desempenho.
Os números da rejeição aos dois candidatos
Janad Valcari (PL) é mais rejeitada pelo eleitorado da capital, com 38% afirmando que não votariam nela de forma alguma, como indica a pesquisa do Jornal Primeira Página e instituto Vópe – Voz e Pesquisa Tocantins.
Eduardo Siqueira Campos (Podemos) foi apontad0 por 36%, enquanto 21% afirmaram que não rejeitam nenhum dos dois candidatos e 5% não responderam.
O levantamento está registrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral/TRE/TO sob o número TO-06654/2024, com as entrevistas com os eleitores sendo realizada entre os dias 22 a 24 de outubro de 2024.
Foram aplicados 800 questionários em Palmas, em cinco setores que formam conglomerados com os bairros da capital. A margem de erro é de 3,5% e o intervalo de confiança é de 95%.
Metodologia da Pesquisa
Pesquisa de intenção de voto em Palmas, capital do Tocantins, realizada pelo Jornal Primeira Página e o Instituto Voz e Pesquisa Tocantins, o Vópe. O número do registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral é TRE/TO TO-06654/2024.
Levantamento quantitativo, na modalidade estimulada, com a cidade sendo dividida em cinco setores, formando conglomerados com os bairros de Palmas. As entrevistas ocorreram entre os dias 22 a 24 de outubro de 2024.
Pesquisa com intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 3,5% para mais ou para menos. O estatístico responsável é João Soares de Araújo Neto, com registro no Conselho Regional de Estatística – CONRE 6892 da 2º Região.
O levantamento foi realizado através de entrevista direta com base em questionário estruturado, sendo utilizado o desenho amostral, tendo por base a Metodologia de AAS (Amostragem Aleatória Simples), tendo por objetivo o dimensionamento máximo da amostra, para a redução de erros e a consequente obtenção de uma amostra significativa em relação a população componente do universo pesquisado.
Foram utilizados como base de referência para o dimensionamento da amostra, as informações do cadastro de eleitores do mês de agosto de 2024, do TRE/TO, e o Censo Populacional de 2022 do IBGE, para identificação das seguintes variáveis, além do critério geográfico: Número de eleitores, por sexo, faixa etária, grau de instrução, e renda familiar da população (sendo a renda familiar retirada do Censo 2010 do IBGE).